Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro distritos do continente e Açores sob aviso amarelo devido à chuva

Quatro distritos do continente e os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quatro distritos do continente e Açores sob aviso amarelo devido à chuva
Notícias ao Minuto

07:26 - 16/06/21 por Lusa

País Chuva

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda vão estar a partir das 09h00 e até às 21h00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e possibilidade de rajadas de vento.

O IPMA colocou também os grupos central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) sob aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser forte.

No grupo central, o aviso amarelo vai estar em vigor entre 21h00 de hoje e as 12h00 de quinta-feira e no grupo ocidental entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente períodos de céu muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, sendo mais frequentes no interior durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando moderado a forte do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego, e descida acentuada da temperatura máxima.

Na região Sul prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado até meio da manhã, podendo a nebulosidade persistir para a tarde na faixa costeira e possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, em especial no litoral até meio da manhã.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (na Guarda) e os 19 graus (em Castelo Branco) e as máximas entre os 21 (em Viana do Castelo) e os 29 graus (em Évora).

Para os grupos ocidental e central dos Açores, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, mais frequentes na madrugada e manhã e vento oeste bonançoso a moderado.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, chuva fraca para a tarde e vento noroeste bonançoso a moderado, rodando para nordeste.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 18 e os 25 graus, na Horta entre os 17 e os 23 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 17 e os 24 graus.

Leia Também: Testes recomendados em casamentos e batizados e eventos desportivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório