Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

UBI investiga formas de melhorar a produção de mirtilo

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um estudo que pretende melhorar a produção de mirtilo, através da aplicação de bactérias como biofertilizantes, anunciou hoje aquela instituição da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

UBI investiga formas de melhorar a produção de mirtilo
Notícias ao Minuto

17:53 - 11/06/21 por Lusa

País Beira Interior

Em nota de imprensa, a UBI explica que este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto BIOLACVAC, a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), em parceria com a "Beiraberry", uma empresa produtora de mirtilo do concelho da Covilhã.

De acordo com a informação, o estudo já está a ser realizado, estando os investigadores responsáveis (Gilberto Alves e José David) a avaliar o aperfeiçoamento dos recursos do solo, nomeadamente a utilização de bactérias que habitam à volta da planta para perceberem a influência das bactérias no aumento da concentração de compostos antioxidantes deste pequeno fruto de alto valor.

"O projeto BIOLACVAC procura não só saber como se desenvolve a interação planta-bactéria, mas também criar novas oportunidades em territórios do interior de Portugal, onde o estabelecimento de uma agricultura moderna e sustentável é uma possibilidade real de criação de empregos", acrescenta a nota, que cita os investigadores.

O trabalho de campo decorre na Beiraberry, uma empresa localizada na freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã, que desde 2012 se dedica ao cultivo de mirtilos de forma sustentável, produzindo anualmente mais de 20 toneladas deste fruto.

Leia Também: Estudo descobre efeito surpreendente dos mirtilos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório