Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Operação Marquês: Julgamento de Ricardo Salgado adiado

O julgamento do ex banqueiro Ricardo Salgado por crimes de abuso de confiança, em processo separado da Operação Marquês, estava marcado para hoje, com a previsão de que podia vir a ser adiado devido ao prazo para a defesa apresentar a contestação.

Operação Marquês: Julgamento de Ricardo Salgado adiado
Notícias ao Minuto

09:44 - 07/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Operação Marquês

O início do julgamento do ex banqueiro Ricardo Salgado previsto para hoje foi adiado, anunciou o juiz do caso. O juiz Francisco Henriques manteve as datas de 14 e 15 de junho, pelo que o julgamento deverá iniciar-se na próxima segunda-feira.

O coletivo de juízes validou a sua competência territorial para julgar o caso e agendou audiências para hoje, terça-feira e para 14 e 15 de junho (já com alegações finais), naquilo que seria um julgamento célere, mas o facto de ainda não ter terminado o prazo para a defesa contestar a acusação obrigou o tribunal a adiar o início do julgamento, tal como se fazia prever. 

Fontes ligadas ao processo disseram à Lusa que, uma vez que o prazo para apresentar contestação ainda não terminou, "o julgamento não poderá começar sem a contestação ser apresentada" e analisada pelo tribunal. Caso contrário "seria absolutamente inaceitável".

O advogado de Ricardo Salgado revelou  que o ex-banqueiro do BES não iria estar hoje presente na primeira sessão de julgamento devido à idade (76 anos) e ao risco que corre perante a atual pandemia de Covid-19.

O antigo presidente do BES foi pronunciado pelo juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, por três crimes de abuso de confiança, em processo conexo e separado da Operação Marquês.

Além das datas que estavam previstas, o tribunal também já tinha agendado a inquirição de várias testemunhas, incluindo o empresário luso-angolano Hélder Bataglia, o ex-dirigente da PT Henrique Granadeiro e os antigos responsáveis do BES Amílcar Morais Pires e José Maria Ricciardi, entre outros.

No âmbito da Operação Marquês, que teve como principal arguido o antigo primeiro-ministro José Sócrates, Ricardo Salgado foi acusado de 21 crimes, entre corrupção ativa (num dos casos por alegadamente ter corrompido o ex-primeiro-ministro José Sócrates), branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

Contudo, o juiz de instrução Ivo Rosa decidiu, a 09 e abril, pronunciar Ricardo Salgado unicamente por três crimes de abuso de confiança, a serem julgados em processo separado da Operação Marquês.

O Ministério Público anunciou já que vai apresentar recurso da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa, que esvaziou grande parte da matéria acusatória e ilibou vários dos acusados, incluindo Hélder Bataglia.

Leia Também: Julgamento de Salgado marcado para hoje, mas em risco de ser adiado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório