Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lentilhas para Temido e Cidreira para Matos Fernandes. As prendas da Zero

Este sábado celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e a Associação Zero não deixou a data passar em branco. Decidiu oferecer "lembranças a ministros e ministras que encorajam a mais ação em prol da sustentabilidade".

Lentilhas para Temido e Cidreira para Matos Fernandes. As prendas da Zero
Notícias ao Minuto

07:03 - 05/06/21 por Notícias ao Minuto

País Dia Mundial do Ambiente

'Lentilhas' para Marta Temido, 'azeite' para Maria do Céu Antunes, 'chá verde' para Tiago Brandão Rodrigues. Estas são algumas das "lembranças" que a Zero oferece a ministros e ministras que "encorajam a mais ação em prol da sustentabilidade". No Dia Mundial do Ambiente, que este sábado se comemora, saiba o que a Associação irá dar aos governantes nacionais. 

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Zero começa por recordar que as Nações Unidas têm como objetivo, nesta década, "reunir cidadãos, governos e empresas em torno de uma linha comum: prevenir, deter e reverter a destruição dos espaços naturais e recuperar cerca de 350 milhões de hectares de ecossistemas e solos degradados". 

Em Portugal, considera a Associação, a política pública tem sido marcada "pela inoperância na fiscalização e regulação das atividades económicas suscetíveis de degradarem ou destruírem os ecossistemas por parte dos serviços do Estado", de que é exemplo uma "agricultura industrial que não é compatível com a manutenção da biodiversidade".

Neste sentido, e com vista a "promover uma sensibilização dos atuais decisores políticos em áreas chave da governação com impacto mais significativo nas matérias ambientais", a Zero assinalou o Dia Mundial do Ambiente enviando produtos - "todos produzidos em modo de produção biológico, com exceção de um que por ser capturado em meio selvagem não pode ser alvo de certificação, e todos produzidos em Portugal" - a ministros do atual Executivo. 

E o que enviou a Zero aos ministros? 

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, receberá chá verde, que "ajuda a manter um estado de alerta mental e tem propriedades relaxantes", indica a Zero na mesma nota. A este governante, a Associação alerta que "investimentos na área da educação ambiental para a sustentabilidade são fundamentais para garantir que as novas gerações ficam mais conscientes" para o planeta. 

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, recebe mel, um "alimento altamente calórico, propriedades antissépticas e antibióticas, para além de ser recomendado em casos de fadiga e stress". A esta ministra, a Zero diz que "a implementação de verdadeiras estratégias de desenvolvimento local de base comunitária, considerando as especificidades dos territórios e a participação das populações na sua definição, é a única forma de travar o despovoamento e o empobrecimento das comunidades do interior do país". 

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, terá azeite, com "propriedades antioxidantes". O 'recado', desta feita, vai no sentido de "não voltar a subsidiar a industrialização agrícola e a artificialização dos territórios, canalizado os apoios comunitários para a promoção para modos de produção agroecológicos". 

Marta Temido, ministra da Saúde, terá direito a lentilhas, "uma boa opção para assegurar um bom aporte de proteínas para os que pretendem eliminar o consumo de carne". À ministra, a Zero afirma que "a alimentação dos portugueses continua a depender demasiado do consumo de proteína animal" e que é necessária "a promoção do consumo de leguminosas, articulando esta política com o Ministério da Agricultura"

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, vai encontrar na sua secretária cavala em conserva com azeite biológico, "rica em ómega 3 e vitamina B12". Para este governante, o desafio que a Associação propõe é "abrir caminho para que o consumo de pescado seja reduzido e se centre em espécies com stocks menos pressionados e criar as condições para a criação de áreas marinhas protegidas". 

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, é o último dos contemplados e receberá chá de erva-cidreira, "planta autóctone que é usada para tratar problemas digestivos e controlar sintomas de ansiedade". À tutela, a Zero exige "serenidade e ponderação" face aos desafios climáticos - como as exigentes matérias traçadas e um território pressionado pela "artificialização" -, assim como a "tolerância necessária para acolher e aceitar contributos e pontos de vista diferentes da sociedade civil"

Leia Também: ZERO quer setor doméstico adaptado ao uso de fontes renováveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório