Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal lança declaração sobre interação entre oceano e clima

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lançou hoje a Declaração dos Açores, "orientada para o cidadão" e visa "compreender melhor" a relação entre o oceano e o clima.

Portugal lança declaração sobre interação entre oceano e clima
Notícias ao Minuto

16:52 - 04/06/21 por Lusa

País UE/Presidência

"Precisamos cada vez mais de uma abordagem orientada para o cidadão [...] de modo a atrair populações de norte a sul, de leste a Oeste do Atlântico para esta questão das interações oceano-clima, fazendo uso dos melhores métodos de observação", afirmou Manuel Heitor na apresentação do documento "Cooperação Atlântica em Investigação e Inovação para um Oceano Sustentável", na conferência "All-Atlantic 2021".

Entre os vários objetivos do documento hoje firmado nos Açores, destaca-se o de "continuar a conectar investigadores e comunidades", de forma a "trazer pessoas e jovens embaixadores e empreendedores do Oceano em contacto com a investigação científica para implantar os seus resultados".

A declaração estabelece também o acompanhamento da "visão reforçada de 'Conectar-Cooperar-Atuar'", em conjunto para o Oceano Atlântico e as promessas feitas na Plataforma All-Atlantic, através da qual todos os interessados podem "apresentar promessas que refletem ações concretas para a melhoria dos oceanos".

Essas ações devem estabelecer "soluções para acelerar uma transição verde, azul e digital", enquanto se constrói uma "sociedade e comunidade oceânica equitativas e resilientes".

"Estes esforços devem basear-se em ferramentas digitais - por exemplo, observação espacial e oceânica -, com o objetivo de ter um oceano sustentável com ecossistemas prósperos de 'pólo a pólo'", diz a Declaração dos Açores.

O documento aponta também como objetivos o desenvolvimento de "conhecimento científico comum e aprimorado sobre o oceano, as mudanças climáticas, a alimentação e as interações espaciais" e o facilitar da "captação de diferentes dados e ativos espaciais e in-situ [no lugar], bem como de serviços e informações provenientes de muitas fontes existentes".

Por fim, a declaração apela à mobilização de "todas as partes interessadas relevantes para contribuir para a pesquisa, educação, capacitação, inovação e empreendedorismo em aplicações [digitais]".

Leia Também: Heitor e Brandão Rodrigues em Bruxelas. Políticas de juventude na agenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório