Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Portugal já atingiu as cinco milhões de vacinas administradas

Mais de um milhão e meio de portugueses já têm a vacinação completa.

Covid-19. Portugal já atingiu as cinco milhões de vacinas administradas
Notícias ao Minuto

18:36 - 23/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Vacinação

Portugal já administrou 5 milhões de vacinas contra a Covid-19, tendo ultrapassado essa marca este sábado, segundo fonte oficial da task-force.

De acordo com o gabinete de comunicação da task force, o número abrange Portugal continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

No caso específico de Portugal continental, espera-se que os cinco milhões de vacinas administradas sejam atingidos na segunda-feira ao final do dia ou na terça-feira, indicou a mesma fonte.

De acordo com os dados disponibilizados hoje pelo Governo durante a tarde, através das redes sociais, 3.396.928 cidadãos residentes já têm a primeira dose da vacina e 1.516.159 já estão totalmente vacinados. Ao todo, foram administradas 4.913.087 doses. 

O coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19, Gouveia e Melo, afirmou este sábado que, no dia 8 de agosto, 70% da população em Portugal terá pelo menos uma dose da vacina.

"Se tudo correr bem, se as vacinas chegarem, tivermos as vacinas que pensamos ter disponibilizadas, no dia 08 de agosto teremos 70% da população com pelo menos uma dose", afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo. 

Questionado sobre se, nessa data, é atingida a imunidade de grupo, o responsável notou que esta questão é uma discussão ainda científica.

"Neste momento, não se sabe neste vírus se a pessoa que está imunizada pode ou não ser transportadora do vírus. Se não for transportadora do vírus, significa que atingimos a imunidade de grupo e o vírus começa a morrer na comunidade", explicou.

O vice-almirante referiu a este propósito que "os primeiros dados vêm de Israel, que já tem uma grande população imunizada", classificando serem elementos animadores, "no sentido em que, realmente, uma pessoa imunizada e protegida não é um transportador do vírus".

Contudo, o coordenador salientou que "isso ainda não está 100% confirmado".

"Mas, mesmo não estando confirmado, trabalhando na incerteza, o nosso primeiro objetivo é atingir essa percentagem [70% da população vacinada com a primeira dose em 08 de agosto]" e, "logo a seguir, ir aos 90% da população", continuou.

Reiterando que o país tem capacidade de vacinar 100 mil pessoas por dia, Gouveia e Melo salientou que essa meta é em seis horas, mas, se for aumentado o horário, a capacidade vai ser aumentada.

"O que vai acontecer nestes meses que se vão aproximar [é que] vamos ter semanas em que temos 80 mil e outras semanas em que temos 120 mil", referiu.

[Notícia atualizada às 23h40]

Leia Também: AO MINUTO: Festa interrompida em São Paulo. Reforço de testes em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório