Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Horizonte de esperança". Cinco milhões de vacinas dadas cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Horizonte de esperança". Cinco milhões de vacinas dadas cá
Notícias ao Minuto

08:05 - 23/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Portugal voltou, este domingo, a registar zero mortes associadas à doença Covid-19, pelo segundo dia consecutivo. Conforme indicou o boletim epidemiológico, foram notificados 413 novos casos, elevando o número acumulado para 845.224 contágios. Já morreram em Portugal, desde o início da pandemia, 17.017 doentes.

As vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca são quase tão eficazes contra a variante indiana como contra a variante britânica, segundo um estudo da direção-geral de saúde inglesa revelado ontem.

A Moderna vai apresentar no "início de junho" um pedido de autorização na União Europeia para aplicar a sua vacina em adolescentes dos 12 aos 17 anos

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite, suspendemos aqui este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h51 - Portugal já atingiu as cinco milhões de vacinas administradas. Já foram administradas 5 milhões de vacinas contra a Covid-19, tendo sido ultrapassada essa marca este sábado, segundo fonte oficial da task-force. De acordo com o gabinete de comunicação da task force, o número abrange Portugal continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. No caso específico de Portugal continental, espera-se que os cinco milhões de vacinas administradas sejam atingidos na segunda-feira ao final do dia ou na terça-feira, indicou a mesma fonte.

23h48 - Brasil registou mais de 35 mil casos e 860 mortes. Nas últimas 24 horas, o país reportou 35.819 infeções e 860 óbitos. No total, desde o início da pandemia já foram notificados 16.083.258 casos e 449.068 vítimas mortais.

22h39 - Eduardo Cabrita fala em "horizonte de esperança" para todos. O ministro da Administração Interna, realçou hoje os bons resultados ao nível da incidência de casos de Covid-19 em Portugal, afirmando que há "um horizonte de esperança para todos". "Ontem [sábado] e hoje [domingo] a Direção-Geral da Saúde, pela primeira vez em dois dias seguidos, não registou a perda de nenhuma vida", disse, sem se referir ao aumento da incidência de casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

20h40 - Líder da Frente Polisário Brahim Ghali a recuperar e fora de perigo. O líder dos separatistas da Frente Polisário, Brahim Ghali, hospitalizado em Espanha com covid-19, está "a recuperar" e "longe de qualquer perigo", disse hoje à France-Presse um alto funcionário saharaui. "Os médicos confirmam que ele já ultrapassou a condição crítica e que está longe de qualquer perigo", disse o alto funcionário, que pediu anonimato, acrescentando que Brahim Ghali "está a recuperar bem e a sua condição está a evoluir positivamente".

20h38 - Autoridades britânicas admitem levantar restrições em junho. As autoridades de saúde britânicas admitiram hoje que as restrições devido à pandemia podem ser levantadas em junho depois de um estudo ter concluído que as vacinas da Pfizer e AstraZeneca oferecem proteção eficaz contra a variante originária da Índia.

20h09 - Passeio de mota de apoio a Bolsonaro provoca ajuntamentos no Brasil. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou na manhã deste domingo num passeio de mota com apoiantes, no Rio de Janeiro, um evento que provocou vários ajuntamentos durante o percurso de 60 quilómetros. Sem estar a usar máscara, Bolsonaro  cumprimentou, tocou e conversou com vários apoiantes, também sem máscara, violando assim as regras locais para conter a disseminação da Covid-19. 

20h06 - Identificados cerca de 20 casos associados aos festejos do Sporting. As autoridades identificaram cerca de 20 casos de infeção por SARS-CoV-2 associados aos festejos da vitória do Sporting no campeonato de futebol, mas admitem que possa haver mais e que ainda não tenha sido estabelecida essa ligação. A Direção-Geral de Saúde (DGS) diz que até ao momento "foram reportados perto de duas dezenas de casos associados aos festejos do campeonato de futebol", embora acrescente que as celebrações "não explicam a totalidade do fenómeno" e que a incidência cumulativa a 14 dias por 100.000 habitantes no concelho de Lisboa "tem tido uma tendência crescente desde o início do mês de maio, seguindo o padrão nacional em termos de distribuição etária".

18h36 - Quase 5 milhões de vacinas contra a Covid-19 administradas em Portugal. Mais de um milhão e meio de portugueses já têm a vacinação completa. Portugal já administrou perto de 5 milhões de vacinas contra a Covid-19. De acordo com os dados disponibilizados hoje pelo Governo, através das redes sociais, 3.396.928 cidadãos residentes já têm a primeira dose da vacina e 1.516.159 já estão totalmente vacinados. Ao todo, foram administradas 4.913.087 doses. 

18h07 - Festa junta 117 pessoas em São Paulo. Metade não usava máscara. A Polícia Civil interrompeu, na noite passada, uma festa com 117 pessoas num bar, em  São Paulo, no Brasil, 54 das quais não usavam máscara. Segundo escreve o G1, a proprietária do espaço, assim como o organizador do evento e o DJ responsável pela música  foram levados para a esquadra e acabaram por ser multados por crime contra a saúde pública.

16h46 - Mais 2.235 infetados e cinco mortes no Reino Unido. Em linha com os dados de ontem, o Reino Unido reportou este domingo 2.235 infetados e cinco mortes devido à Covid-19, passando a acumular, desde o início da pandemia, 4.462.538 contágios e 127.721 óbitos. Quase metade da população adulta do Reino Unido já se encontra com a vacinação completa.

16h09 - Itália regista 3.995 novas infeções e 72 mortes nas últimas horas. Itália reportou, nas últimas 24 horas, mais 3.995 diagnósticos positivos de infeção por SARS-CoV-2, elevando para 4.192.183 o número total de casos desde o início da pandemia. De acordo com os dados mais recentes da proteção civil italiana, nas últimas 24 horas morreram 72 pessoas devido à Covid-19. No total, contabiliza, em mais de um ano de pandemia, 125.225 óbitos. 

14h57 - DGS avisa para o cumprimento das medidas de prevenção na final da Taça. A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou hoje ao cumprimento das medidas de prevenção da covid-19 por ocasião da final da Taça de Portugal de futebol, que se disputa logo à noite em Coimbra, entre Benfica e Sporting de Braga.

14h03 - Portugal reporta 413 novos casos e zero óbitos pelo segundo dia seguido. Portugal contabilizou 413 contágios em 24 horas (o que corresponde a uma variação de 0,05% face ao dia anterior), de acordo com os dados do boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Voltaram a não ser notificadas mortes, o que acontece pelo segundo dia consecutivo. Portugal acumula nesta altura 845.224 casos confirmados e 17.017 vítimas mortais. 

Verifica-se este domingo nova subida nos internados em enfermaria (mais 10 do que ontem), elevando o total para 220, com 58 nos cuidados intensivos (menos um do que na véspera).

14h02 - Governo reforça testagem no ensino e empresas na região de Lisboa. O Governo vai reforçar a testagem nas escolas de ensino secundário e superior na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde o índice de transmissibilidade do SARS-Cov-2 e a incidência estão a subir, disse fonte oficial. O Ministério da Saúde diz que este reforço da testagem será feito "onde existe um aumento mais intenso do Rt e da incidência", como é o caso da Região de Lisboa e Vale do Tejo, na qual se pretende "testar um conjunto de segmentos fundamentais, como já aconteceu no passado: ensino, empresas e função pública".

13h35 - Açores somam 30 novos casos nas últimas 24 horas. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 30 novos casos de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, sendo 29 na ilha de São Miguel, e um no Faial, resultantes de 2.177 análises realizadas na região.

13h17 - Variante indiana torna-se "dominante" em algumas partes do Reino Unido. A variante do vírus SARS-CoV-2 detetada na Índia já se tornou a mutação dominante em algumas áreas no Reino Unido, adiantou hoje a diretora executiva da agência britânica de Segurança Sanitária, que apelou à "cautela" dos cidadãos. Em declarações à BBC, Jenny Harries notou que o país apresenta atualmente "uma imagem um pouco mista", em que, em áreas como Bolton e Bedfrod, no noroeste, "[essa mutação] começa a tornar-se dominante e a ultrapassar a variante de Kent [designação local para a variante britânica], que tinha sido dominante durante os meses de Inverno".

13h08 - África com mais 74 mortes registadas nas últimas 24 horas. África registou, nas últimas 24 horas, mais 74 mortes associadas à Covid-19, contabilizando 127.997 óbitos desde o início da pandemia e 4.746.782 casos de acordo com os mais recentes dados oficiais.

12h19 - Pandemia já levou à morte 3,456 milhões de pessoas no mundo. A pandemia de Covid-19 matou até hoje pelo menos 3.456.282 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

11h44 - Cruz Vermelha: Liberalizar as patentes das vacinas salvará muitas vidas. O diretor de Saúde da Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC), Emanuele Capobianco, defendeu hoje que a liberalização das patentes das vacinas contra a Covid-19 pode salvar centenas de milhares de vidas. "Estou certo de que a ideia encontrará oposição, mas dela dependem centenas de milhares de vidas, este é um daqueles momentos da história em que uma decisão tem consequências reais para o mundo", afirmou o especialista da Cruz Vermelha numa entrevista à agência de notícias espanhola Efe, nas vésperas da assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde este assunto será discutido.

11h32 - Rússia ultrapassa os 5 milhões de casos. A Rússia excedeu os cinco milhões de casos de Covid-19, ao acrescentar 8.951 positivos nas últimas 24 horas, de acordo com as autoridades locais.

10h36 - Polícia volta a dispersar cerca de 3.500 pessoas em Barcelona. Um total de 3.495 pessoas concentradas em 'botellones' foram retiradas pela polícia, na noite de sábado, de vários pontos de Barcelona, informaram à Efe fontes Guardia Urbana e da Polícia da Catalunha. Numa operação conjunta das duas fontes policiais, os agentes retiraram cerca de 1.500 pessoas das praias da capital catalã e das demais praças e parques da cidade, especialmente do Arco de Triunfo e do Born, que celebravam 'botellones', reuniões em espaço público para beber bebidas alcoólicas compradas antecipadamente.

10h24 - Um surto de coronavírus no Monte Evereste já infetou pelo menos 100 alpinistas e sherpas, revelou um guia ao The Guardian. Uma informação que contraria as autoridades nepalesas, que têm rejeitado que a Covid-19 se tenha espalhado na base da montanha mais alta do mundo. 

9h11 - Nova Iorque está a sair do confinamento com uma hesitação atípica e com alguns equívocos sobre o levantamento de restrições desde quinta-feira: as máscaras, símbolo da pandemia de Covid-19, são muitas, como são também as caras descobertas.

8h30 - A Índia está a aproximar-se do recorde de 300.000 mortes pelo novo coronavírus, embora registe hoje menos de 4.000 mortes, após dois dias consecutivos a ultrapassar essa barreira, e o número de infeções diárias tenha caído para 240.000. 

Este país asiático registou 3.741 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número em termos absolutos para 299.266, informou o Ministério da Saúde da Índia.

Se as mortes permaneceram mais ou menos constantes nas últimas semanas, o número de casos está a baixar: nas últimas 24 horas foram notificados 240.842 positivos, dados que estão longe dos 400.000 diários contados há duas semanas.

Assim, a contagem global de infeções na Índia subiu para 26,5 milhões desde o início da pandemia.

7h47 - A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje que foram detetadas 19 pessoas infetadas com o novo coronavírus, uma delas localmente, na província de Anhui. O número total de pessoas infetadas na China continental desde o início da pandemia é de 90.973, sendo que 4.636 morreram.

7h39 - Os Estados Unidos registaram 449 mortos por Covid-19 e 18.419 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Este foi o segundo número de casos diários mais baixos desde junho do ano passado.

Com 39% da população com a vacinação completa, a imunização reflete-se gradualmente na diminuição das infeções. 

Os Estados Unidos continuam a ser o país com mais mortes (589.665) e também com mais casos (33.102.655) no mundo.

7h37 - O México registou 341 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 221.597, informaram as autoridades. Na quinta-feira, o país acumulava 2.395.330 casos, depois de ter identificado mais 2.586 contágios.

7h34 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, este domingo. Clique aqui para conferir as atualizações de sábado, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Leia Também: AO MINUTO: Casamento dá origem a surto. Brasil atinge 16 milhões de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório