Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

GNR resgata (exótica) tartaruga-de-orelhas-amarelas em Arouca

Animal apresentava um "prolapso intestinal". Foi encaminhado para o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.

GNR resgata (exótica) tartaruga-de-orelhas-amarelas em Arouca
Notícias ao Minuto

16:22 - 21/05/21 por Notícias ao Minuto

País Resgate animal

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Oliveira de Azeméis, resgatou, esta quinta-feira, uma tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys Scripta Scripta), na freguesia de Arouca.

A ação, explica a GNR em comunicado, teve início no seguimento de um contacto através da Linha SOS Ambiente e Território "sobre um possível abandono do animal". A equipa do NPA deslocou-se ao local, e verificou "a existência da tartaruga na via pública".

"Por se tratar de um animal exótico, e acrescido o facto de apresentar um prolapso intestinal", foi transportado para o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, onde foi entregue para avaliação e tratamento.

Na mesma nota, a GNR chama a atenção de que, "tratando-se de uma espécie não autóctone com poucos predadores naturais em Portugal", estas tartarugas-de-orelhas-amarelas reproduzem-se "muito facilmente em estado selvagem".

Assim, podem "tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento".

Para apoio, denúncia ou esclarecimento de dúvidas deve recorrer ao contacto telefónico pelo número 808 200 520 - Linha SOS Ambiente e Território.

Leia Também: GNR resgata cria de corço "debilitada" em Castro Laboreiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório