Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Exames no Secundário: Só quatro escolas tiveram média negativa a Biologia

Só quatro entre as mais de 600 escolas do ensino secundário onde os alunos fizeram o exame de Biologia e Geologia em 2020 tiveram média negativa, o que representa menos de 1% de "chumbos", segundo dados do Ministério da Educação.

Exames no Secundário: Só quatro escolas tiveram média negativa a Biologia
Notícias ao Minuto

07:27 - 21/05/21 por Lusa

País Biologia

No ano passado, com novas regras para os exames nacionais devido à pandemia de covid-19, as notas melhoraram e, ao contrário do ano anterior, reprovar na prova de Biologia e Geologia foi um caso raro, segundo uma análise feita pela Agência Lusa a dados do Ministério da Educação.

Num ano em que os exames finais do secundário eram facultativos e serviam apenas como provas de ingresso, numa das mais disciplinas importantes para quem quer seguir cursos na área da Saúde realizaram-se cerca de 41 mil exames, quase o dobro em relação ao ano anterior, e a classificação média subiu mais de três valores.

De olhos postos no ensino superior, os estudantes superaram a média de 10,7 registada em 2019 e fixaram-na em 14 valores, a melhor média entre as disciplinas com mais de 10 mil provas realizadas e uma melhoria que se refletiu também no número de "chumbos".

Entre as 630 escolas onde se realizaram exames de Biologia e Geologia, a média dos resultados dos seus alunos foi negativa em apenas quatro, o que representa 0,6% de chumbos comparativamente aos 40% do ano anterior.

Por outro lado, a lista feita pela Lusa volta a ser liderada pelo Colégio Cedros, no Porto (média de 18,5 valores), seguindo-se a Academia de Música de Santa Cecília e o Colégio Mira Rio, ambos em Lisboa.

Para encontrar a pública com a melhor média é preciso descer até ao 44.º lugar no 'ranking' geral, ocupado pela Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, com 16,1 valores, seguindo-se a Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, no Porto.

Por distrito, repetem-se Porto, Coimbra e Braga no pódio dos melhores desempenhos médios nesta prova.

No fundo da tabela, e sem médias negativas, surgem as escolas no estrangeiro, com 12,9 valores, seguindo-se os distritos de Portalegre e da Guarda.

As raparigas voltaram a ter um melhor desempenho neste exame, com uma média de 14,05 valores, pouco mais em relação aos 13,94 valores dos rapazes.

No ano passado, o Governo alterou as regras para as provas de avaliação externa devido à pandemia de covid-19, mantendo apenas os exames nacionais do ensino secundário que não seriam contabilizados para a classificação interna, servindo só como provas de ingresso para o ensino superior.

Por outro lado, nestas provas os alunos beneficiaram também de regras de classificação diferentes das habituais, para mitigar as desigualdades acentuadas pelo ensino à distância, e apenas foram contabilizadas as respostas às perguntas obrigatórias e aquelas em que o aluno tenha tido melhor pontuação.

Leia Também: Colégio do Rosário: "Dedicação e rigor" para voltar ao topo da lista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório