Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Costa saúda certificado digital que "facilita e contribui para a retoma"

Primeiro-ministro reagiu, no Twitter, ao acordo hoje alcançado na União Europeia. "O Certificado fornecerá prova da vacinação contra a Covid-19, de um resultado negativo num teste ou da recuperação face à doença", recordou António Costa.

Costa saúda certificado digital que "facilita e contribui para a retoma"
Notícias ao Minuto

18:50 - 20/05/21 por Notícias ao Minuto

País António Costa

António Costa recorreu ao Twitter, esta quinta-feira, para saudar acordo político para o certificado digital Covid-19 que foi hoje acordado na União Europeia. "Saúdo o acordo provisório alcançado há pouco pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu sobre o Certificado Digital COVID-19 da UE", começou por escrever na rede social.

"O Certificado fornecerá prova da vacinação contra a Covid-19, de um resultado negativo num teste ou da recuperação face à doença", continuou o primeiro-ministro português, acrescentando que "embora não constituindo condição prévia para a livre circulação", o documento "vai facilitá-la e contribuir para a retoma económica europeia".

De recordar que a presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu alcançaram hoje um acordo político sobre o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia da Covid-19, a tempo de 'salvar' a época de verão.

O acordo interinstitucional provisório em torno da implementação de um "certificado digital Covid-19 da UE" foi alcançado hoje ao final da tarde, em Bruxelas, na quarta ronda do trílogo - a designação dada às reuniões que juntam representantes das três instituições da UE envolvidas nos processos legislativos -, devendo agora ser 'confirmado' pelos 27 Estados-membros, Comissão e assembleia no seu todo, indicaram à Lusa fontes europeias.

A ideia da Comissão Europeia é que este livre-trânsito funcione de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e seja disponibilizado gratuitamente, na língua nacional do cidadão e em inglês.

Ainda assim, caberá aos Estados-membros decidir o uso a dar a este certificado, isto é, se perante tal documento aceitam levantar as restrições às viagens, como mais testagem e quarentena.

[Notícia atualizada às 18h56]

Leia Também: UE. Alcançado acordo político sobre certificado Covid para 'salvar' verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório