Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Fernando Medina. "Sporting é, com inteira justiça, o campeão nacional"

Sporting Clube de Portugal homenageado na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente Fernando Medina.

Fernando Medina. "Sporting é, com inteira justiça, o campeão nacional"
Notícias ao Minuto

16:27 - 20/05/21 por Notícias ao Minuto

País Sporting campeão

Depois da conquista do campeonato nacional de futebol, depois de 19 anos de 'jejum', o Sporting Clube de Portugal foi, esta terça-feira, recebido e homenageado na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente Fernando Medina. "Parabéns Sporting Clube de Portugal", foram as primeiras palavras do autarca. 

"Parabéns a todos por esta grande vitória. O Sporting é, com inteira justiça, o campeão nacional de futebol", realçou Fernando Medina, acrescentando que, "no desporto, como em todas as áreas da vida, o sucesso não é fruto do acaso". 

"Esta é uma vitória do trabalho, da competência e do mérito. A Câmara de Lisboa, que é a casa de todos os lisboetas, assinala com alegria as vitórias dos seus clubes e é isso que estamos aqui hoje a celebrar", destacou também o autarca, no seu discurso proferido junto à equipa campeã, após esta ter erguido o troféu na varanda dos Paços do Concelho. 

Medina frisou ainda que as circunstâncias não permitiram que a festa se realizasse como habitualmente, mas esta ocorreu "com a dignidade que o feito sempre merece". "Lisboa nunca deixou de celebrar os seus campeões e de os receber na Câmara Municipal e outra coisa não faria sentido"

O presidente da Câmara de Lisboa fez ainda questão de frisar o "grande momento" que o Sporting está a viver, considerando que "é justo que isso seja devidamente assinalado". E lembrou: "Em duas semanas, além do título que aqui hoje celebramos, sagrou-se brilhantemente campeão europeu de futsal e de hóquei em patins"

Este é "um momento de particular felicidade", que o autarca ligou a outro importante feito para a cidade: "Não posso deixar de assinalar que isto ocorre no ano exato em que Lisboa é capital europeia do Desporto e que o Sporting está a dar um notável contributo para o nosso sucesso"

Fernando Medina aproveitou o momento para "saudar todos os clubes coletividades e associações - grandes, médios e pequenos, nacionais e de bairro - que são a base do imenso movimento desportivo de Lisboa, da alta competição ao simples desporto de recreio". 

Uma palavra do governante também para Rúben Amorim, treinador dos leões, "uma das grandes figuras desta conquista". "Um alfacinha de gema cuja carreira de jogador e treinador é, ela própria, com um curto desvio minhoto, um verdadeiro hino aos clubes de Lisboa"

Os 'parabéns' do autarca seguiram na direção dos jogadores. "Uma equipa com muitos jovens, muitos deles saídos da formação do Sporting, que prometem um grande futuro para o futebol nacional e que confirmam que a aposta na formação é, com acerto, um elemento estrutural do ADN do clube". 

Já Coates, o capitão, "foi a imagem da vontade e da determinação desta equipa". "Esta equipa é um belo exemplo para as equipas das escolas do Sporting". 

Por fim, os parabéns aos sportinguistas. "Que mostram ser, ao longo de todo o tempo, um exemplo de dedicação, passando essa paixão de geração em geração. Se quiséssemos uma só imagem para mostrar a mística e a dimensão do Sporting, ela é sem dúvida a dos milhares de crianças e jovens que enchem agora o país com as cores do clube e que, de sorriso aberto, celebram hoje o que nunca tinham visto: o Sporting campeão". 

Veja os festejos do Sporting na Câmara Municipal de Lisboa:

Ao contrário do que é tradição, não foi permitida a presença de adeptos na Praça do Município, bem como nas praças e ruas adjacentes. A cerimónia, já tinha revelado a autarquia, esteve "reservada a convidados e atletas do Sporting Clube de Portugal (em especial das escolas do Sporting), bem como aos órgãos de comunicação social".

De lembrar que o Sporting sagrou-se campeão português de futebol pela 19.ª vez, 19 anos após a última conquista, ao vencer na receção ao Boavista, por 1-0, com um golo de Paulinho, aos 36 minutos do jogo da 32.ª jornada da I Liga.

[Notícia atualizada às 16h50]

Leia Também: Direto: A receção do campeão nacional na Câmara Municipal de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório