Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Universidade dos Açores entra no processo de vacinação da região autónoma

A Universidade dos Açores vai entrar no processo de vacinação açoriano contra a covid-19, estando prevista a vacinação de docentes e não docentes da instituição, disse à agência Lusa fonte da secretaria regional da Saúde e Desporto.

Universidade dos Açores entra no processo de vacinação da região autónoma
Notícias ao Minuto

14:05 - 20/05/21 por Lusa

País Covid-19

A academia açoriana, tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, "integra assim a decisão do Governo dos Açores de vacinar docentes e não docentes de todos os estabelecimentos de ensino dos Açores", o que ficou salvaguardado com a revisão dos critérios de vacinação por parte do executivo, indicou a mesma fonte.

Em declarações à agência Lusa, o reitor da academia açoriana, João Luís Gaspar, afirmou que a instituição tem vindo a "alinhar com as decisões do Governo Regional e não do Governo da República" e especificou que vão ser vacinados os "docentes e não docentes das atividades letivas presenciais", estimados em cerca de 300.

A fonte da secretaria regional da Saúde e Desporto recordou à Lusa que, em 31 de abril, o Governo dos Açores anunciou que ia alterar o Plano Regional de Vacinação para incluir os professores e o pessoal não docente na segunda fase de vacinação contra a covid-19, começando por São Miguel.

No continente, os professores universitários e os funcionários não docentes das universidades não integram qualquer grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19.

No passado dia 23 de abril, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) fez saber que considera de "inexplicável discriminação" a ausência dos funcionários do ensino superior dos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 e pediu que a situação fosse corrigida.

Em comunicado, o CRUP informa continuar "a mobilizar esforços para sensibilizar os responsáveis técnicos e políticos da campanha nacional de vacinação para a necessidade de corrigir esta inexplicável discriminação dos docentes e não docentes do ensino superior em relação aos restantes profissionais de ensino do país".

Na mesma nota, o organismo de coordenação do ensino universitário em Portugal salientou não existir motivo científico para a decisão, argumentou que o risco de contágio pelo novo coronavírus é semelhante em qualquer sala de aula e referiu ter sido no ensino superior que foram identificados os primeiros casos em Portugal em unidades de ensino.

Aos jornalistas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse que "não há discriminação" dos professores do ensino superior relativamente à vacinação, porque "o contacto entre estudantes e docentes é muito inferior aos outros graus de ensino".

No arquipélago da Madeira, 90% dos professores e funcionários do ensino superior na região já foram vacinados, segundo fonte do Governo Regional.

De acordo com os últimos dados da Autoridade de Saúde, os Açores têm atualmente 236 casos positivos ativos, sendo 231 em São Miguel, quatro na Terceira e um em São Jorge.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados na região 5.258 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.862 pessoas e falecido 32.

Leia Também: AO MINUTO: Compra conjunta mantém-se; Vacina eficaz em todas as variantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório