Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Passo seguinte é a vinda" do primeiro-ministro português à Guiné

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje, no final da sua visita oficial à Guiné-Bissau, que o próximo passo nas relações políticas bilaterais é a vinda do primeiro-ministro, António Costa, a este país.

"Passo seguinte é a vinda" do primeiro-ministro português à Guiné
Notícias ao Minuto

21:06 - 18/05/21 por Lusa

País Presidente Marcelo

À saída da Livraria Coimbra, em Bissau, questionado pela comunicação social se ficaram acertados novos encontros institucionais, o chefe de Estado respondeu: "Vamos ter muito proximamente, logo que seja possível, a vinda do primeiro-ministro português cá".

"É o passo seguinte para dar substância à parceria estratégica iniciada com o protocolo de cooperação estratégico assinado em janeiro. Portanto, esse é o próximo passo, será cá, o primeiro-ministro português, mas depois haverá outros passos", afirmou, sem adiantar quais serão esses outros passos.

"Pelo meio temos a cimeira de Luanda", assinalou Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se à próxima cimeira de chefe de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que está agendada para julho.

O Presidente português chegou na segunda-feira a Bissau para uma visita oficial de cerca de 24 horas, que termina hoje ao fim do dia.

Hoje, foi recebido pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da Presidência, esteve na Assembleia Nacional Popular e pelo meio teve reuniões com líderes dos partidos guineenses PAIGC, Madem-G15 e PRS que não constavam do programa.

O último ponto da sua visita, antes do regresso a Lisboa, é um encontro com o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, no Palácio do Governo.

Em outubro de 2020, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Umaro Sissoco Embaló no Palácio de Belém, em Lisboa, também em visita oficial.

Esta é a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau como Presidente da República, 31 anos e meio depois de Mário Soares, que realizou a última visita oficial de um chefe de Estado português a este país, em 1989.

Leia Também: Crise em Ceuta? "Estando no mesmo barco mais vale atuar em conjunto"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório