Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Autarca de Arganil apela a "comportamento responsável" durante Rali

O concelho vai recuar à terceira fase de desconfinamento, ou seja, às regras implementadas a 19 de abril, devido ao nível de incidência elevado de casos de Covid-19.

Autarca de Arganil apela a "comportamento responsável" durante Rali
Notícias ao Minuto

10:10 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

País concelhos

O presidente da Câmara Municipal de Arganil já estava à espera que a avaliação desta semana ditasse que o concelho recuasse no plano de desconfinamento, mas acredita que a situação vai inverter-se na próxima análise do Governo, a tempo da passagem do Rali de Portugal.

"Aquilo que estimo é que na próxima quinta-feira, precisamente nas vésperas do Rali, possamos ter um número muito mais reduzido do que o que temos atualmente e isso deixa-nos num contexto mais favorável para termos aqui a prova a decorrer", afirmou Luís Paulo Costa em declarações esta sexta-feira à SIC Notícias.

O autarca deixou por isso um apelo aos adeptos do Rali para que tenham "um comportamento responsável" durante a prova, que decorre este ano entre 21 e 23 de maio, e vai poder realizar-se com a presença de público.

Luís Paulo Costa revelou ainda na mesma entrevista a situação no concelho se deve a surtos em escolas que já estão controlados.

"Arriscaria dizer que estaremos com 670/680 casos por 100 mil habitantes"

"Nós estamos a falar de situações que estão todas elas identificadas", começou por dizer, revelando que a "generalidade dos casos" se verificou em escolas, exceto nove casos numa empresa.

O autarca de Arganil defende, ainda assim, que os pressupostos da avaliação da situação pandémica nos concelhos "deveriam ser revistos".

"Há outras questões como a questão da densidade demográfica, do índice de transmissibilidade, que deveriam ser tidos em consideração", defendeu.

Recorde-se que Arganil e Lamego, por terem um nível de incidência elevado, são os dois únicos concelhos que recuam à 3.ª fase do plano de desconfinamento, sendo aplicadas as regras de 19 de abril.

Leia Também: Desconfinamento: Das praias ao desporto, que muda a partir de segunda?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório