Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo está "convencido" de que orçamentos para 2022 e 2023 vão passar

O Presidente da República declarou-se, na quinta-feira, convencido de que os orçamentos para 2022 e 2023 vão passar e defendeu que por causa da execução dos fundos europeus é "ainda mais fundamental" a legislatura chegar ao fim.

Marcelo está "convencido" de que orçamentos para 2022 e 2023 vão passar
Notícias ao Minuto

10:04 - 14/05/21 por Lusa

Economia Presidente da República

Em entrevista à RTP, a primeira do seu segundo mandato como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as eleições autárquicas que se realizarão entre setembro e outubro deste ano, ainda por marcar, "são nacionais", com possíveis consequências para as lideranças partidárias, e que já se entrou "em pré-campanha eleitoral".

Neste contexto, o Presidente da República afirmou: "Eu estou convencido de que o Orçamento [para 2022] passa e não dou de barato isso - aliás, os protagonistas têm dito isso, que tem de haver negociação - mas admito que possa passar com uma base de apoio similar à do último Orçamento".

"É a minha análise da situação. Faz lógica que tenha essa base, pelo menos. Pode ter uma base maior, pode haver um partido que não tenha votado ou que não se tenha abstido de última vez e que se abstenha desta vez. Mas, quer dizer, não estou convencido de que haja um risco grande de o Orçamento não passar", acrescentou.

O Orçamento do Estado para 2021 foi aprovado com votos a favor apenas do PS e a abstenção de PCP, PAN e PEV. O Bloco de Esquerda votou contra pela primeira vez desde o início da anterior legislatura.

Questionado, mais à frente, se está muito confiante que o Orçamento do Estado para 2022 vai passar, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Passa. Estou. E que o seguinte [o Orçamento do Estado para 2023] vai passar".

O Presidente da República indicou o final deste ano e começo de 2022 como "tempos de balanço e de apontar para o fim da legislatura, que é em outubro de 2023" e observou que "importa saber quais são as lideranças de todos os partidos", alguns dos quais têm diretas ou congressos a seguir às autárquicas.

"O PS ainda tem tempo para o fazer mais tarde, porque tem o congresso este ano ainda pode ter dois anos a seguir, em 2023. O PSD, não, é a decisão em princípio essencial para definir quem é o candidato, se é o atual líder, que é neste momento plausível, ou se ele não quer, se não pode, qual é a decisão dos militantes", disse, referindo-se a Rui Rio.

Por outro lado, realçou que "no final de 2023 é feita a primeira avaliação dos fundos recebidos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a que se somam os fundos, que não são menos importantes, até são mais importantes, europeus, do Portugal 2030".

"Temos dois anos aí cruciais para a aplicação de fundos e temos tradição de taxa de execução baixa, inferior a 50%. Aqui temos de ter próxima de 100% para não deitar dinheiro pela janela", apelou, concluindo que será "uma corrida contrarrelógio em termos de utilização de fundos".

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "o durar a legislatura é fundamental, ainda mais fundamental do que seria, porque estar a gerir planos com crises pelo meio, isso não existe, aí a taxa de execução é que passa a ser baixíssima".

"Ao mesmo tempo que eu penso que vai haver sinais de arranque na economia, e nisso eu estou modernamente otimista. Acho que o turismo vai reagir logo que possa, turismo interno e turismo externo", declarou.

Relativamente à evolução da covid-19 em Portugal, o chefe de Estado manifestou-se convicto de que "na transição para o outono" os números estarão "a descer em termos controlado".

Leia Também: Sporting? Houve "leveza excessiva"; "OE passa" com "apoio similar"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório