Meteorologia

  • 23 JUNHO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 27º

Edição

Casos de burlas com MBWay em Abrantes. Preventiva para homem de 37 anos

Levou as vítimas a "permitir o acesso às suas contas bancárias", aproveitando o desconhecimento destas acerca do funcionamento da tecnologia.

Casos de burlas com MBWay em Abrantes. Preventiva para homem de 37 anos

Um homem, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria - e em cumprimento de mandado do DIAP de Santarém -, por ser suspeito da prática de vários crimes de burla informática e nas comunicações. Estes ocorreram "maioritariamente" na zona do concelho de Abrantes. 

Os crimes, explica a PJ em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, foram perpetrados "através do uso fraudulento do sistema MBWay, recorrendo a técnicas de 'engenharia social'" e "aproveitando o desconhecimento de grande parte da população sobre este tipo de tecnologia".

O suspeito levou as vítimas a "permitir o acesso às suas contas bancárias", sob o pretexto de que "tal era necessário para realizar o pagamento de um bem que as mesmas haviam anunciado na Internet".

Em buscas realizadas, a Polícia Judiciária recolheu diverso material "utilizado no cometimento dos crimes em causa", o que permitiu "correlacionar situações criminais idênticas", indiciando, assim, uma atividade criminal reiterada.

Presente a tribunal, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Leia Também: 'Bad Way'. PJ faz 17 detidos em megaoperação por fraudes com MBWay

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório