Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Bad Way'. PJ faz 17 detidos em megaoperação por fraudes com MBWay

Investigação iniciou-se "há alguns meses", tendo por base "vários casos de fraude perpetrados de forma organizada, com recurso à aplicação".

'Bad Way'. PJ faz 17 detidos em megaoperação por fraudes com MBWay
Notícias ao Minuto

10:15 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

País MBWay

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, 17 pessoas - onze homens e seis mulheres -, por serem presumíveis autores de centenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo. A autoridade, em inquérito tutelado pelo Ministério Público (MP) de Estremoz, com o apoio da GNR e da PSP, desencadeou, hoje, uma operação policial de combate ao cibercrime. 

A investigação iniciou-se "há alguns meses", tendo por base "vários casos de fraude perpetrados de forma organizada, com recurso à aplicação MBWay", revela a PJ em comunicado sobre esta operação, denoninada 'Bad Way'. 

As diligências levaram à identificação dos suspeitos, presumíveis autores de múltiplas ações criminosas, "com impacto em centenas de vítimas".

A PJ, na investigação, "visou a localização e agrupamento das várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, por forma a demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, conjugando e analisando toda a informação de forma a identificar/localizar os agora detidos". 

Na sequência das detenções e buscas domiciliárias "procedeu-se à apreensão de objetos relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos da forma ilícita", é ainda referido, acrescentando-se que os " detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação da medida a coação considerada adequada."

Recorde-se que a notícia foi avançada pela TVI24. De lembrar também que um dos cibercrimes que mais denúncias motivaram para o Ministério Público (MP) de Lisboa no ano passado foram as fraudes na utilização da aplicação de pagamentos por MBWay, que atingiu milhares de vítimas com prejuízos incalculáveis.

Segundo o relatório da comarca de Lisboa sobre inquéritos de crimes informáticos em 2019 e 2020, revelado em março, a fraude nos pagamentos por MBWay "atingiu milhares de vítimas, causando um prejuízo dificilmente quantificado".

O ano passado no MP de Lisboa deram entrada 307 inquéritos referentes a alegados ilícitos relacionados com esta aplicação de pagamentos, e foram concluídos 176.  

[Notícia atualizada às 11h10]

Leia Também: Casal detido em flagrante por burla através de MBWay em Monforte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório