Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Festejos do título do Sporting? "MAI abriu inquérito", garante Costa

Os festejos e confrontos entre adeptos e agentes da polícia, ontem, após a conquista do título pelo Sporting, é um dos temas que está a marcar o debate, desta tarde, no Parlamento.

Festejos do título do Sporting? "MAI abriu inquérito", garante Costa
Notícias ao Minuto

16:01 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Parlamento

O primeiro-ministro garantiu, esta quarta-feira, que o Ministério da Administração Interna (MAI) já emitiu um despacho a solicitar à PSP informações sobre a articulação das entidades envolvidas nos festejos do Sporting  e a abertura de um inquérito

"Relativamente aos eventos de ontem, o ministro da Administração Interna já fez despacho solicitando à PSP informações sobre o planeamento com as entidades envolvidas: Sporting, Câmara Municipal de Lisboa e Direção-Geral da Saúde, e solicitando à Inspeção-Geral da Administração Interna um inquérito à atuação da PSP naquele contexto de ontem", revelou António Costa, esta tarde, no debate parlamentar sobre política geral, em resposta ao líder da bancada do CDS, Telmo Correia, sobre a matéria. 

O chefe do Governo referiu ainda que não vai "atirar pedras a ninguém, nem ao Sporting, nem aos apoiantes do clube que ontem se manifestaram, nem à polícia", mas sim avançar com "aquilo que qualquer político responsável deve fazer": "aguardar informação, o apuramento dos factos para tirar as responsabilidades devidas".

Antes, o deputado do CDS disse compreender "os festejos dos adeptos, a alegria dos adeptos", bem como "as dificuldades da polícia" porque "é sempre um momento difícil".

No entanto, Telmo Correia quis saber "porque é que houve tão pouca informação, tão pouco planeamento, porque é que não se soube antes, porque é que o plano não foi divulgado antecipadamente, porque é que as coisas não estavam organizadas e previstas".

"Ontem aparentemente nada estava previsto", atirou, questionado se seguida se "há consequências ou não há consequências".

A PSP revelou hoje, em comunicado, que, durante os festejos do Sporting, vários cidadãos ficaram feridos "em número que de momento não é possível precisar", entre os quais quatro polícias e um cão da PSP. 

Na mesma nota, as autoridades revelam que durante esta noite detiveram três pessoas, identificaram 30 e apreenderam 63 artefactos pirotécnicos.

Leia Também: Festa do Sporting fez vários feridos entre os quais quatro agentes da PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório