Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Festa do Sporting fez vários feridos entre os quais quatro agentes da PSP

Autoridades detiveram três pessoas, identificaram 30 e apreenderam 63 artefactos pirotécnicos durante os festejos dos leões, que se prolongaram madrugada dentro.

Festa do Sporting fez vários feridos entre os quais quatro agentes da PSP
Notícias ao Minuto

13:16 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

País Sporting

A PSP revelou, num comunicado enviado às redações esta quarta-feira que, durante os festejos do Sporting, na noite de terça-feira e madrugada de hoje, vários cidadãos ficaram feridos "em número que de momento não é possível precisar", entre os quais quatro polícias e um cão da PSP.

Os feridos resultaram, segundo a PSP, "do arremesso de objetos perigosos e do uso da força pública", sendo que "foram prontamente assistidos no local".

Na mesma nota, as autoridades revelam que durante esta noite detiveram três pessoas, identificaram 30 e apreenderam 63 artefactos pirotécnicos.

Confrontada com as críticas que têm sido feitas ao planeamento deste evento, a PSP garantiu que "planeou e executou um policiamento de grande envergadura, em diversas cidades na sua área de responsabilidade territorial".

Adeptos desordeiros e balas de borracha

Em jeito de esclarecimento, a PSP explicou ainda que, pelas 14h30 começaram a concentrar-se, nas imediações do Estádio José de Alvalade uma significativa concentração de adeptos do Sporting. 

Tudo corria bem até que, pelas 21h18, verificaram-se "comportamentos desordeiros e hostis por parte de alguns adeptos ali presentes, relativamente aos polícias que se encontravam de serviço, obrigando ao uso da força pública, incluindo disparos com projéteis menos letais, para fazer cessar aquelas condutas perigosas".

Apesar disso, a PSP decidiu manter a realização do desfile do autocarro dos jogadores, "depois de ponderar os impactos negativos na ordem e tranquilidade públicas, resultantes da sua anulação".

Já pelas 2h desta quarta-feira iniciou-se o desfile dos jogadores e comitiva do SCP, em duas viaturas pesadas abertas, entre o Estádio José de Alvalade e a Rotunda do Marquês de Pombal.

Durante o acompanhamento do desfile, a PSP "empregou um forte dispositivo policial motorizado e apeado, adequado face aos acontecimentos anteriormente referidos e ao elevado número de cidadãos que circulavam e permaneciam ao longo do extenso itinerário do desfile, especialmente na mencionada rotunda".

Durante o desfile, até às imediações da rotunda do Marquês de Pombal, não se verificaram incidentes de relevo. Contudo, ao depararem-se com o dispositivo policial e com o perímetro de grades metálicas, destinado a conter o elevado número de adeptos que ali se concentrou e a assegurar a integridade das faixas de circulação rodoviária, "alguns adeptos deliberadamente derrubaram, em vários pontos, o gradeamento ali instalado, comprometendo o perímetro policial e colocando em perigo a integridade física dos polícias e demais presentes".

Algo que, segundo a PSP, agravou-se à medida que a comitiva do Sporting se aproximava do Marquês do Pombal.

Perante isso, as autoridades realçam que "foi necessário reforçar o dispositivo policial". Foram arremessados em direção dos polícias diversos objetos perigosos, entre os quais garrafas de vidro, pedras e artefactos pirotécnicos, que também atingiram outros cidadãos presentes no local.

Já durante o percurso de regresso ao Estádio José de Alvalade, não se verificaram quaisquer incidentes de relevo.

Apesar dos confrontos e de toda a violência, a PSP enalteceu, na nota enviada ao Notícias ao Minuto, "o comportamento de diversos adeptos, que insistentemente tentaram fazer cessar comportamentos desordeiros e hostis de outros adeptos, incluindo a reposição reiterada de grades metálicas entretanto derrubadas", e agradeceu o "elevado profissionalismo, abnegação e espírito de missão de todos os polícias envolvidos neste policiamento complexo e de risco".

Leia Também: Festejos do Sporting "não correram bem em termos de saúde pública"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório