Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Bom tempo? Domingo 'cenário' muda: Temperaturas caem 10ºC (e pode nevar)

Domingo o 'cenário' muda, com céu muito nublado e períodos de chuva e aguaceiros. Já na segunda-feira, os pontos mais altos da serra da Estrela podem contar com a possibilidade de ficarem cobertos por um manto branco.

Bom tempo? Domingo 'cenário' muda: Temperaturas caem 10ºC (e pode nevar)
Notícias ao Minuto

09:36 - 07/05/21 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Se está a gostar das temperaturas que se estão a fazer sentir, aproveite. Hoje e amanhã vai poder usufruir do céu pouco nublado e da meteorologia habitual para esta época do ano mas, a partir de domingo, prepare-se: chegam o céu nublado e a chuva. Já segunda-feira há possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar (IPMA) e da Atmosfera, o céu hoje e amanhã vai manter-se limpo no continente, sendo que haverá um "acentuado arrefecimento noturno" nas diversas regiões do país, incluindo na Grande Lisboa e no Grande Porto. 

As temperaturas situam-se hoje entre os 13ºC de mínima em Lisboa e os 24ºC de máxima, valor mais baixo que se mantém no Porto, mas que apresenta uma máxima de (apenas) 19ºC. 

Já em Faro pode contar, esta manhã, com 15ºC de temperatura mínima e 28ºC de máxima. Nas regiões Autónomas, o 'cenário' não é muito diferente - de 16ºC a 22ºC na Madeira e de 14ºC a 21ºC nos Açores. 

Contudo, no domingo a situação muda. O céu ficará muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros, assim como "possibilidade de ocorrência de trovoada até ao final da tarde" em Portugal Continental. Espere, no final do dia, a "possibilidade de queda de neve" nos pontos mais altos da Serra da Estrela. 

No distrito da Guarda, por exemplo, a temperatura máxima no sábado é de 21ºC, enquanto no domingo desce 10 graus, para os 11ºC.

Nos Açores, a previsão do IPMA, presente no site, aponta para "céu muito nublado, com abertas". Já a Madeira pode esperar para o segundo dia do fim de semana "céu muito nublado" com "períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do início da manhã".

No início da semana, segunda-feira, dia 10 de maio, a meteorologia prevista vai no sentido de "períodos de céu muito nublado" e "aguaceiros, mais intensos nas regiões Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de trovoada".

Há ainda a "possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela", desta feita durante todo o dia. 

Leia Também: Céu muito nublado 'acompanha' Dia do Trabalhador (e de desconfinamento)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório