Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

O que vai mudar a partir de 1 de maio? Fronteiras reabrem (e não só)

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, as novas medidas de desconfinamento que entram em vigor já no próximo sábado, dia 1 de maio.

O que vai mudar a partir de 1 de maio? Fronteiras reabrem (e não só)
Notícias ao Minuto

20:32 - 29/04/21 por Ana Lemos

País Pandemia

Depois de anunciar que, "hoje, fazendo a avaliação da pandemia, pudemos tomar a decisão de dar o passo em frente para a próxima etapa do desconfinamento", o chefe do Governo explicou que o país se mantém "no quadrante verde" da matriz de risco.

Assim sendo, e acabando o Estado de Emergência e entrando o país em situação de calamidade, a partir de 1 de maio, e antecipando a 4.ª e última fase do plano de desconfinamento, há novas medidas previstas mas, atenção, nestes oito concelhos não se aplicam.

Tal como previsto, e como já vinha sendo avançado ao longo desta semana, os restaurantes, cafés e pastelarias (máx. seis pessoas ou 10 em esplanadas, por grupo), podem "estar abertos até às 22h30" já a partir de sábado.

Podem também ser realizados casamentos e batizados com 50% de lotação, medida prevista na 4.ª fase do desconfinamento, e passam também a ser permitidos os espetáculos culturais, até às 22h30.

No comércio também há novidades. Todas as lojas e centros comerciais podem estar de portas abertas até às 21h durante a semana e até às 19h aos fins-de-semana e feriados.

E, anunciou ainda o primeiro-ministro, "serão oficialmente reabertas as fronteiras terrestres" já a partir das 00h de dia 1 de maio.

Mas, atenção, sublinhou António Costa, "não significa isto [fim do Estado de Emergência] que o país possa considerar a situação ultrapassada". Vai, aliás, manter-se, avisou, o dever cívico de confinamento e a população deve "evitar os contactos que não são necessários" para não se correr o risco da situação voltar a agravar-se.

Reveja aqui, na íntegra, a conferência de imprensa:

[Notícia atualizada às 22h02]

Leia Também: Entramos em Calamidade. Última fase do desconfinamento antecipada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório