Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

SNS reforçado com 3.619 profissionais. "São números impressionantes"

A ministra da Saúde apresentou, esta quarta-feira, o número de profissionais que reforçaram o SNS nos primeiros meses de 2021. Portugal conseguiu "encontrar no Serviço Nacional de Saúde um serviço mais robusto que respondeu melhor às necessidades assistenciais dos portugueses", defendeu.

SNS reforçado com 3.619 profissionais. "São números impressionantes"
Notícias ao Minuto

17:23 - 28/04/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já foi reforçado, nos primeiros meses de 2021, com 3.619 profissionais, anunciou, esta quarta-feira, a ministra da Saúde, durante a apresentação e discussão do relatório sobre a aplicação da declaração do Estado de Emergência no período de 17 a 31 de março de 2021, na Assembleia da República.

"São números impressionantes, que dependem dos portugueses, das escolhas que fizeram, das escolhas em serviços públicos, e das escolhas em serviços públicos de saúde que não servem por si só: servem para servir as portuguesas e os portugueses", reforçou Marta Temido. 

No entendimento da governante, ao longo deste período, Portugal conseguiu "encontrar no Serviço Nacional de Saúde um serviço mais robusto que respondeu melhor às necessidades assistenciais dos portugueses". O Estado, acrescentou, "teve a capacidade de ser responsável por todos os indivíduos, porque é essa a sua função: proteger os mais frágeis e os que mais dele necessitam". 

Estes são números que, aos olhos da ministra com a pasta da Saúde, permitem "continuar a trabalhar em várias linhas de cuidados, não só na vacinação mas também nas áreas habituais de prestação de cuidados".

No que à atividade assistencial diz respeito, em março de 2021, face ao mês homólogo, "o SNS realizou mais 19% de consultas em cuidados de saúde primários". Este este é um percurso que continuará a ser reforçado para "garantir que quem precise de consultas médicas, quem precisa de consultas de enfermagem, quem precisa de rastreios ou quem precisa de vacinação não fica para trás". 

Leia Também: AO MINUTO: "Há futuro porque Estado foi responsável"; 3ª dose necessária?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório