Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Covid? "Grupo dos 13 aos 17 anos teve aumento de 400% desde 6 de abril"

Matemático Carlos Antunes considera que há uma "expectativa boa" em relação à reunião entre políticos e especialistas esta terça-feira no Infarmed.

Covid? "Grupo dos 13 aos 17 anos teve aumento de 400% desde 6 de abril"
Notícias ao Minuto

07:59 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O matemático Carlos Antunes fez, esta terça-feira na TVI24, um retrato de onde está Portugal no que à pandemia da Covid-19 diz respeito. Para o especialista, há uma "expectativa boa" em relação à reunião desta terça-feira no Infarmed. 

"Os números estão estabilizados. Há, de facto, diferenças regionais, com dinâmicas diferentes, com municípios com comportamentos diferentes, mas de uma forma estável", considerou Carlos Antunes. 

O matemático explicou ainda que "o que nós observamos em termos de aumento de incidência é essencialmente nos grupos mais novos", em particular "dos 10 aos 19 anos"

Contudo, dentro desta faixa etária, "há um grupo específico dos 13 aos 17 que teve um aumento de 400% desde 6 de abril". É de salientar que esta é uma parte da população que "não acarreta riscos, quer do ponto de vista de internamentos, quer de óbitos". 

Os grupos com esse risco, prosseguiu o especialista, "ou seja, mais de 60 anos, são grupos que têm vindo a observar uma diminuição da incidência"

De lembrar que o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e representantes dos partidos reúnem-se hoje com peritos de saúde pública de várias instituições para uma análise da evolução da pandemia da Covid-19 no país.

A sessão sobre a "situação epidemiológica da covid-19 em Portugal" está agendada para as 10h00 nas instalações da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, e vai decorrer, como tem sido habitual, também por videoconferência.

A vigésima reunião de peritos ocorre na semana em que o Governo vai decidir se Portugal avança para a quarta e última fase do plano de desconfinamento, que está prevista iniciar-se a 3 de maio.

Tudo sobre como desconfinar. Datas e medidas do plano a "conta-gotas"

Saliente-se ainda que, pela segunda vez desde o início da pandemia, Portugal não reportou óbitos relacionados com a pandemia no espaço de 24 horas. Registaram-se, esta segunda-feira, 196 novos casos de Covid-19. 

Leia Também: Covid-19 eleva risco de morte em 60% até seis meses após infeção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório