Arrancou esta segunda-feira, dia 19, a terceira fase do plano de desconfinamento, marcada pela reabertura das escolas secundárias e ensino superior, cafés, restaurantes e lojas em centros comerciais, na generalidade do país. "Hoje iniciamos uma fase muito importante da nossa vida coletiva", assinala Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, no Facebook.
Nesta altura, notou, quase 30% dos portugueses receberam pelo menos uma dose de vacina. Só no passado fim de semana mais de 180 mil pessoas foram vacinadas "num exercício inédito de larga escala".
O especialista em Saúde Pública elogiou o "comportamento cívico dos cidadãos" que "facilitou muito a enorme operação logística".
"Tratou-se de uma extraordinária ação cujo mérito deverá ser repartido entre a task force e as diferentes autarquias cujo contributo tem sido notável. Fica clara, perante todos, a importância do poder local na proteção da saúde das populações", fez sobressair, vincando que agora é preciso continuar "a reforçar a confiança nas vacinas" e "discutir os outros problemas do país que temos de resolver".
Leia Também: Está dado o tiro de partida da fase 3 do desconfinamento. Eis as imagens