Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Operação Atlantis. PJ detém 2 suspeitos em esquema de 4 milhões de euros

Modus operandi consistia na simulação de contratos. Em causa estão os crimes de prática dos crimes de peculato, falsificação de documento e branqueamento.

Operação Atlantis. PJ detém 2 suspeitos em esquema de 4 milhões de euros
Notícias ao Minuto

07:37 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

Duas pessoas - um casal com homem e uma mulher, com 55 e 75 anos de idade - foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), com a colaboração do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, por suspeitas da prática dos crimes de peculato, falsificação de documento e branqueamento, em processo crime cuja investigação corre termos no DIAP Regional de Lisboa.

Os detidos, "um deles administrador judicial", revela um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "arquitetaram um plano criminoso visando a apropriação de 4 milhões de euros, pertencentes à massa insolvente de uma sociedade sediada na Região Autónoma dos Açores".

O modus operandi "consistia na simulação de contratos, visando o suposto investimento da massa insolvente em produtos financeiros não discriminados, de capital garantido, bem como em investimentos imobiliários".

A Polícia Judiciária explica ainda, na mesma nota, que "os quatro milhões de euros chegaram efetivamente a ser creditados na conta bancária de um dos detidos", sendo que apenas as suspeitas quanto à licitude da operação, atempadamente comunicadas à Unidade de Informação Financeira (UIF), "impediram o seu envio para contas de terceiros e subsequente utilização efetiva".

Presentes a primeiro interrogatório, um dos detidos ficou em prisão preventiva e o outro com suspensão do exercício de profissão e proibição de contatos.

[Notícia atualizada às 07h42]

Leia Também: Flores do Oriente. PJ desmantela rede de tráfico e detém 5 estrangeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório