Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Menino mordido por macaco em Zoo de Gaia fica sem dedo

A criança foi transportada para o Hospital de São João e está a ser avaliada pelas equipa cirúrgicas.

Menino mordido por macaco em Zoo de Gaia fica sem dedo
Notícias ao Minuto

15:01 - 09/04/21 por Filipa Matias Pereira

País Criança

Um menino de cinco anos foi mordido por um macaco, na manhã desta sexta-feira, no Zoo Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia. A criança acabou por ficar sem o dedo e está a ser avaliada pelas equipa cirúrgicas do Hospital de São João, para onde foi encaminhada. 

Fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR) indicou ao Notícias ao Minuto que o incidente ocorreu pelas 11h da manhã, quando o menino se aproximou da jaula do macaco. 

O animal mordeu o dedo da criança, arrancando-o. As equipas de emergência foram chamadas ao local e um militar da GNR de Avintes, que entrou na jaula, conseguiu recuperar o dedo. 

Apurou também o Notícias ao Minuto junto do Hospital de São João que a criança está a ser avaliada pelas equipas de cirurgia plástica, ortopedia e cirurgia pediátrica.

No teatro de operações, para além da GNR de Avintes, esteve também presente a corporação de bombeiros de Avintes. 

Em comunicado, a direção do Zoo Santo Inácio esclarece que o "acidente ocorreu quando a criança estava a dar amendoins a um macaco e acabou por ser mordida na ponta do dedo". 

De imediato, assegura a instituição, as autoridades foram chamadas ao local, "de modo a assistir a criança, e apuraram os contornos do acidente, tendo verificando que as normas de segurança teriam sido quebradas, na medida em que o animal estava a ser alimentado pelos visitantes". 

O Zoo Santo Inácio está solidário "com a família, com quem se mantém em constante contacto e está a acompanhar de perto a evolução do acontecimento, sabendo que a criança se encontra estável". 

Assegura ainda o Zoo que "os planos de segurança dos parques zoológicos são criados tendo em conta a categoria de risco das espécies, como tamanho, rapidez ou mordedura, mas também o tipo de instalação onde se encontram existindo inclusivamente vários avisos que alertam os visitantes para as medidas de segurança a cumprir, nomeadamente não alimentar, nem tocar nos animais. Todos os planos implementados têm como objetivo garantir, em todos os momentos, a segurança dos tratadores, dos animais e dos visitantes". 

[Notícia atualizada às 17h04]

Leia Também: Rostos de profissionais do São João nas estações do Metro do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório