Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Navio português 'Setúbal' visita Angola domingo para segurança marítima

O navio patrulha oceânica NRP 'Setúbal' vai permanecer no mar angolano, entre 11 e 24 deste mês, para reforçar a participação de Angola na arquitetura de segurança marítima de Yaoundé, Camarões.

Navio português 'Setúbal' visita Angola domingo para segurança marítima
Notícias ao Minuto

17:51 - 08/04/21 por Lusa

País Marinha

A informação foi hoje avançada pela embaixada de Portugal em Angola, através de uma nota, na qual realça que a Marinha portuguesa desenvolve anualmente a "Iniciativa Mar Aberto".

A iniciativa consiste em empregar na costa ocidental africana e da região do Golfo da Guiné meios navais em ações de cooperação no domínio da defesa, contribuindo assim para a materialização dos acordos de cooperação no âmbito da fiscalização, da vigilância cooperativa, da segurança marítima e ainda a realização de atividades científicas.

"Estas ações de cooperação desenvolvem-se nomeadamente com Cabo Verde, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Angola, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Senegal e ainda com o Gana", indicou a nota.

Durante a sua permanência em Angola, o NRP "Setúbal" vai estar no domingo no Ambriz, província do Bengo, com o objetivo de realizar treinos e exercícios conjuntos entre o navio de guerra português e a brigada de fuzileiros navais da Marinha de Guerra Angolana.

No período entre 12 e 19 deste mês, o navio permanecerá atracado no porto comercial de Luanda, devendo de 20 a 24 de abril escalar o porto do Lobito.

"Além dos exercícios conjuntos entre as forças de fuzileiros de Portugal e Angola, terão lugar exercícios conjuntos de busca e salvamento, de vigilância e segurança marítima, em múltiplas vertentes, com embarques a bordo, que contribuirão para reforçar o treino e a afirmação do Estado angolano no mar e para a segurança marítima na região", referiu o documento.

No dia 13, o embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, efetuará uma visita ao NRP "Setúbal", no porto comercial de Luanda.

Leia Também: Indonésia: Navios com ajuda chegam a região devastada pelas cheias

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório