Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ASAE fiscaliza abate clandestino e apreende 60 carcaças de leitão

Valor da apreensão ronda os 5.400 euros. Foram visados dois domicílios.

ASAE fiscaliza abate clandestino e apreende 60 carcaças de leitão
Notícias ao Minuto

15:11 - 04/04/21 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efetuou, na manhã deste domingo, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), duas operações "direcionadas para a proteção da saúde pública e do consumidor". As operações decorreram nos municípios de Cantanhede e de Vagos.

Numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Autoridade revela que estas "consistiram no cumprimento de quatro mandados de busca, em dois processos-crime, no âmbito de duas investigações pelo crime de abate clandestino". Foram visados dois domicílios por se tratarem de "locais suspeitos de servirem para abates e assadura ilegais."

Na ação foram apreendidas 60 carcaças de leitão, "os quais foram abatidos e confecionados em local sem qualquer licenciamento, condições de higiene ou controlo veterinário". O valor da apreensão ronda os 5.400 euros, "não sendo as vendas efetuadas no local sujeitas a qualquer tipo de faturação".

Um arguido constituído ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.

Cinco comércios de carne fiscalizados

Já a Unidade Regional do Centro da ASAE fiscalizou, também este fim de semana, cinco operadores económicos com atividade de comércio de carnes, com um processo crime por abate clandestino, em Góis, a ser instaurado. 

Aqui foram apreendidos cerca de 25 quilos de carne, num valor aproximado de 114 euros - que foi destruída.

Leia Também: Penafiel. ASAE suspende grossista e apreende 25 toneladas de alimentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório