Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de duas centenas de animais errantes esterilizados em Águeda

O programa de esterilização de animais errantes promovido pela Câmara Municipal de Águeda contabiliza já 238 animais esterilizados, entre cães e gatos, revelou hoje fonte da autarquia.

Mais de duas centenas de animais errantes esterilizados em Águeda
Notícias ao Minuto

18:09 - 01/04/21 por Lusa

País Águeda

"Considerando que tanto os cães como os gatos têm um potencial reprodutivo elevado e segundo um cálculo de projeção, baseado em estudos na área, foram evitados cerca de quatro mil nascimentos de animais, que viveriam uma realidade incerta", estima a Câmara de Águeda.

Segundo a autarquia, para além do controlo da reprodução de animais vadios, estes têm sido retirados da rua e encaminhados para adoção.

Pedro Nunes, médico veterinário municipal, lembra também que o programa permite ainda evitar a "elevada taxa de mortalidade por falta de assistência, em cachorros até aos três meses".

"Este é um programa que atua num problema sério de saúde pública, controlando a população de animais nas ruas ao mesmo tempo que lhes proporciona a possibilidade de serem adotados", salienta Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Iniciado há dois anos, o programa levou a que fossem esterilizados 138 caninos (78 cadelas e 60 cães) e 100 felinos (60 gatos e 40 gatas), estes no âmbito da Campanha CED (Captura, Esterilização e Devolução de Gatos Silvestres), lançada no final do ano de 2019.

Com as duas campanhas, a Câmara de Águeda promove o controlo da população animal, "com menos cães e gatos a circularem sem dono no espaço público, bem como proporciona uma melhoria da saúde pública, já que os animais errantes são potenciais portadores de doenças, e tem em conta o bem-estar animal, retirando da rua, tratando e encaminhando os animais vadios para adoção".

A Câmara Municipal de Águeda conta proceder à esterilização de mais 80 animais este ano, no âmbito do projeto de controlo dos animais errantes, segundo adiantou o autarca.

Leia Também: Concelho de Viseu vai ter centro de recolha para animais errantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório