Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Concelho de Viseu vai ter centro de recolha para animais errantes

O concelho de Viseu vai dispor de um centro de recolha oficial (CRO) que dará resposta ao elevado número de animais errantes que existem no concelho, anunciou hoje a vice-presidente da autarquia, Conceição Azevedo.

Concelho de Viseu vai ter centro de recolha para animais errantes
Notícias ao Minuto

16:20 - 01/04/21 por Lusa

País Viseu

Segundo a autarca, o CRO, que representa um investimento superior a 350 mil euros (com uma comparticipação de 50 mil euros do Orçamento de Estado) e cujo projeto foi hoje aprovado pelo executivo, será construído em Rio de Loba, junto ao recinto da Feira do Gado.

"O prazo de execução são 168 dias. Vai agora para concurso, depois aceitamos propostas e será feita a escolha da empresa que executará o projeto", afirmou.

O projeto prevê um pavilhão de serviços com enfermaria, sala de esterilização, sala de recobro, sala de limpeza e lavagem de animais, sala de lavagem de material, gabinete médico-veterinário, sala de arrumo de equipamento para captura de animais e sala de pessoal e vestiário.

Haverá também um pavilhão para alojar animais, com boxes para 60 a 70 canídeos e felídeos, uma boxe para outras espécies, três celas para animais perigosos, duas celas de quarentena e uma cela de maternidade.

A autarquia tem, há vários anos, em vigor um protocolo com a associação Cantinho Animais Abandonados de Viseu que prevê a recolha de animais errantes, que rondam os 800 por ano.

O vereador das Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano, João Paulo Gouveia, frisou que, com este projeto, o município dá "mais um grande passo" e fecha "um ciclo na visão que tem para os animais", sejam errantes, sejam de companhia.

Segundo João Paulo Gouveia, com o CRO será reforçado o apoio que, nos últimos anos, a autarquia tem destinado à causa animal, estimado em cerca de 100 mil euros.

No âmbito do protocolo com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, além do acolhimento dos animais errantes e abandonados, é assegurada a sua esterilização.

O município tem também protocolos com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu, que garante um local com condições para acolher equinos maltratados, e com a associação Resgate Animal de Viseu, com o objetivo de promover a adoção responsável de cães e gatos. Todos estes protocolos vão manter-se.

Conceição Azevedo lembrou que a autarquia investiu recentemente em infraestruturas para os animais, como três wc em locais utilizados para passeio (no Parque Aquilino Ribeiro, no Parque de Santiago e no Parque Canino da Balsa) e contentores e dispensadores de sacos para dejetos colocados em cerca de 140 locais do concelho.

"[O CRO] é mais uma infraestrutura importante, a somar a tantas outras já implementadas", frisou a autarca, considerando que estes investimentos mostram "a importância que o município atribui ao bem estar animal".

Leia Também: Unidade do doente com AVC no hospital de Viseu com "melhor espaço"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório