Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Autotestes? Infarmed já aprovou um, mas ainda não chegou às farmácias

Este teste de despiste à Covid-19, que pode ser realizado em casa, deverá estar disponível no mercado a qualquer momento.

Autotestes? Infarmed já aprovou um, mas ainda não chegou às farmácias
Notícias ao Minuto

20:28 - 30/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Infarmed já aprovou um autoteste à Covid-19, confirmou, esta terça-feira, a autoridade de saúde à RTP. Mas, o teste de despiste ao novo coronavírus, que pode ser feito em casa, ainda não chegou às farmácias e parafarmácias portuguesas. 

Segundo o canal da estação pública revela porém que, o autoteste poderá chegar às prateleiras a qualquer momento e será disponibilizado em duas formas: em unidose ou numa caixa de 25 unidades.

Outros autotestes estão ainda a ser analisados pelo Infarmed, sendo necessário que estes correspondam a uma série de critérios. 

"[Os autotestes] têm de ter uma sensibilidade de 80% ou acima de 80%, uma especificidade de 97% ou acima de 97%, e de apresentar folhetos informativos muito claros com imagens e diagramas que expliquem como se faz o teste", esclareceu a diretora de produtos de saúde do Infarmed, Judite Neves, à RTP.

Nestes testes, se o resultado for positivo ou inconclusivo tem de ser obrigatoriamente comunicado à Linha SNS24. 

Portugal registou esta terça-feira duas mortes relacionadas com a Covid-19, o número mais baixo desde 6 de setembro, e 388 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Desde março de 2020, Portugal já registou 16.845 mortes e 821.104 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: AstraZeneca diz que alteração de nome não afeta distribuição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório