Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal registou em 2020 "os mais baixos índices" de criminalidade

Portugal registou em 2020 "os mais baixos índices" de criminalidade desde que existe o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), disse hoje o ministro da Administração Interna.

Portugal registou em 2020 "os mais baixos índices" de criminalidade
Notícias ao Minuto

14:33 - 30/03/21 por Lusa

País Governo

"Neste contexto muito especial, nós registamos os mais baixos índices de criminalidade desde que existe Relatório Anual Segurança Interna, desde que o reporte de dados é feito desta forma sistematizada", afirmou Eduardo Cabrita sem precisar desde quando é que estes dados são divulgados.

O ministro falava em conferência de imprensa realizada após a apresentação e aprovação do RASI de 2020 no Conselho Superior de Segurança Interna.

Entretanto, a agência Lusa confirmou junto do Ministério da Administração Interna que o primeiro RASI é de 1989.

O ministro disse que a criminalidade geral reduziu cerca de 11% no ano passado face a 2019 e a criminalidade violenta e grave registou uma descida superior a 13%.

O governante sublinhou que esta redução da criminalidade e a sua relação com 2020, em que Portugal passou por vários estados de emergência e situações de alerta, calamidade e contingência para fazer face à covid-19, vai ser ainda analisada, nomeadamente os crimes que subiram em ano de pandemia.

O ministro sustentou que, em outros países europeus, a situação de pandemia determinou o aumento de algumas formas de criminalidade e a existência de situação de grave perturbação da segurança interna ou da ordem pública.

O ministro destacou que este relatório consolida a "tendência da última década" de "permanente redução da criminalidade registada", sendo uma evolução sustentada e "não de um ano apenas".

"Em Portugal isso não aconteceu. Temos o registo marcado pela generalizada redução" dos vários tipos de crime, mesmo naqueles que são os mais registados no país, afirmou, sublinhando que é o caso da violência doméstica, que teve uma descida de cerca de 6% em 2020.

O ministro frisou também que se verificou "uma corelação entre os períodos de estado de emergência" devido à pandemia e "a maior redução da ocorrência de fenómenos criminais".

Segundo Eduardo Cabrita, no primeiro período do estado de emergência, entre março e início de maio, houve uma redução de 28,9% da criminalidade geral e de 27% na criminalidade violenta e grave.

No segundo período do estado de emergência, a partir de novembro e até ao final de 2020, registou-se uma redução de 15% da criminalidade geral e cerca 20% da criminalidade violenta e grave.

O governante salientou que alguns dos crimes que cresceram "estão de alguma forma associados a estes tempos tão especiais" de pandemia, como os associados à utilização de meios digitais em que a burla informática teve "um aumento bastante significativo", e o de desobediência, que também está ligado à situação do estado de emergência.

Também presente na conferência de imprensa, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, afirmou que o RASI permite concluir que não se verificou uma onda de crimes de rua associada à libertação de reclusos devido à covid-19 e que "as taxas de reincidência foram dentro do normal".

Francisca Van Dunem considerou que Portugal se deve continuar a preocupar com a rua, mas este relatório diz que se tem de começar "a preocupar com as autoestradas de informação", passando, segundo a ministra: a transição digital a fazer parte da "nossa vida e da atividade criminosa".

A ministra explicou que o aumento de crimes de burla informática está relacionado com a pandemia, uma vez que as pessoas estão em espaços confinados e, muitas vezes, precisam "de esperança".

"Aparecem, por vezes, milagreiros no espaço virtual a prometer curas extraordinárias e as pessoas estão mais fragilizadas", disse.

Os dois ministros enalteceram ainda o papel das forças e serviços de segurança durante o ano de 2020.

O RASI vai ser entregue na quarta-feira pelo Governo à Assembleia da República.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal com número de mortos mais baixo desde 6 setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório