Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

CHLN bate "recorde absoluto" de doações de sangue e deixa agradecimento

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) quase duplicou o número de dadores de sangue de dezembro de 2020 para janeiro deste ano.

CHLN bate "recorde absoluto" de doações de sangue e deixa agradecimento
Notícias ao Minuto

08:25 - 27/03/21 por Notícias ao Minuto

País Doação de sangue

Numa alusão ao Dia Nacional do Dador de Sangue, que se assinala este sábado, o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) destaca um "recorde absoluto" de dádivas de sangue nos primeiros meses do ano e deixa um agradecimento especial.

"De dezembro de 2020 para janeiro de 2021, depois de um apelo à dádiva de sangue que se tornou virar nas redes sociais, o número de dadores na unidade de recolha do Hospital de Santa Maria quase duplicou", refere o Centro Hospitalar na rede social Facebook. 

De 258 dadores de sangue registados em dezembro do ano passado, o CHLN contabilizou, em janeiro, cerca de 430 dadores e este número, refira-se, "manteve-se também em fevereiro e representa um recorde absoluto da unidade inaugurada há oito anos". 

O Centro Hospitalar Lisboa Norte deixa então um agradecimento a todos os que contribuíram para alcançar este recorde. "Obrigado a quem se juntou a esta luta e que tornou o Dia do Dador de Sangue, que se assinala este sábado, ainda mais especial este ano". 

O Instituto Português do Sangue classificou , na sexta-feira, como "excecional e sem precedentes" a resposta da sociedade ao apelo à dádiva lançado no início do ano, permitindo manter a dádiva de sangue mais elevada do que em 2020.

De acordo com o Instituto, no mês de janeiro, o número de dádivas de sangue e componentes sanguíneas foi 36,1% superior ao período homólogo de 2020, antes da pandemia, tendo sido realizadas 17.406 dádivas.

Em fevereiro foram realizadas 17.843 dádivas de sangue, mais 7,6% do que no mês homólogo, que foi o que registou o maior número de dádivas em todo o ano passado.

Leia Também: Instituto destaca "contributo inestimável" dos dadores de sangue

Recomendados para si

;
Campo obrigatório