Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como funcionam as vacinas contra a Covid-19? A DGS esclarece (em vídeo)

Professor Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, responde às questões que ainda possam permanecer.

Notícias ao Minuto

22:13 - 26/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Portugal começou no final do ano passado, mais concretamente no dia 27 de dezembro, a vacinar a população contra a Covid-19. Mas sabe como estas funcionam? E como atuam os diferentes tipos de vacinas? Para terminar com as dúvidas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um vídeo onde o professor Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação, responde a estas questões. 

Então, como funcionam as vacinas? "Todas as vacinas têm o  objetivo de proteger a saúde e obedecem aos mesmos princípios de qualidade, segurança e eficácia", começa por referir o especialista. 

"Estudos realizados ao longo dos anos permitiram desenvolver vários métodos para a produção das vacinas", aponta ainda o Professor, acrescentando que "por vezes, como acontece para a Covid-19, atinge-se o mesmo objetivo com métodos diferentes"

Todas estas "têm em comum a administração de partes do vírus, que são reconhecidas como estranhas e o sistema imunitário desenvolve defesas para as destruir"

O Professor Luís Graça explica também que "em algumas vacinas são injetadas proteínas do vírus e o nosso sistema imunitário desenvolve defesas (anticorpos) contra elas". Outras "são designadas por vacinas de RNA mensageiro", nas quais se injeta "a informação que permite ao corpo criar as proteínas do vírus." 

Noutras ainda, "são utilizados outros vírus modificados para produzir proteínas do coronavírus que são depois também reconhecidas como estranhas"

Veja o vídeo com estas e outras indicações na galeria acima. 

Leia Também: Mais 488 contágios e cinco mortes em Portugal. Rt sobe para os 0,93

Recomendados para si

;
Campo obrigatório