Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Calor traz risco de fogo. Dispositivo vai ser reforçado nestes distritos

Ministério da Administração Interna apela aos cidadãos para que "adotem comportamentos preventivos".

Calor traz risco de fogo. Dispositivo vai ser reforçado nestes distritos
Notícias ao Minuto

18:43 - 26/03/21 por Notícias ao Minuto

País Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai "reforçar o dispositivo nos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo, num total de 250 operacionais".

A informação foi revelada esta sexta-feira pelo Ministério da Administração Interna (MAI) num comunicado enviado às redações, no âmbito das previsões meteorológicas esperadas para os próximos dias. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está previsto tempo seco, aumento gradual dos valores de temperatura máxima e vento de quadrante Leste para as próximas 72 horas.

Estes fatores, é explicado pelo MAI, "apontam para o agravamento do risco de incêndio rural", apelando a tutela aos cidadãos para que "adotem comportamentos preventivos e que tenham particulares cuidados na realização de trabalhos nos espaços florestais"

As medidas preventivas que estarão no terreno "envolvem também o reforço da presença e da capacidade de resposta dos operacionais da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e do dispositivo operacional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através de pré-posicionamentos estratégicos nas regiões do Norte e Centro".

Recorde-se que já no sábado, as temperaturas vão variar entre os 2ºC de mínima e os 26ºC. O Porto vai chegar aos 21ºC, Lisboa aos 24ºC, Évora aos 24ºC e Faro aos 26ºC.

Na segunda-feira prevê-se ainda mais calor, com algumas regiões do país a aproximarem-se dos 30ºC, como Santarém (28ºC), Leiria (27ºC) e Lisboa (26ºC). O Porto vai chegar aos 22º, Évora aos 25ºC e Faro aos 23ºC.

Leia Também: Vem aí uma massa de ar quente. Próximos dias serão de sol e calor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório