Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Recebeu esta mensagem escrita? Atenção, é burla

Em três meses as autoridades já receberam cerca de 80 denúncias.

Recebeu esta mensagem escrita? Atenção, é burla
Notícias ao Minuto

15:54 - 25/03/21 por Notícias ao Minuto

País GNR

Nos últimos meses, uma das fraudes que mais tem crescido é a receção de mensagens escritas (SMS) a pedir o pagamento de uma fatura ou a dar conta de uma encomenda que não recebeu com um link que, ao abrir, pode dar acesso aos seus dados pessoais.

De acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR), o ano passado, houve 124 queixas relacionadas com o smishing e, nos primeiros três meses de 2021, já foram cerca de 80.

Por isso já sabe, se receber uma mensagem a pedir a “atualização de dados anual” que se encontra pendente, a garantir que os seus dados bancários foram desativados por razões de segurança ou mesmo a dá-lo como vencedor de um determinado sorteio, desconfie, pois este tipo de SMS não passam de burlas.

Se cair num destes esquemas, alerte imediatamente o seu banco e as autoridades

O que é o smishing?

Derivado do phishing, o smishing é quando alguém o tenta convencer a fornecer informações privadas através de mensagens SMS ou de texto.

Esta é uma ameaça crescente porque as pessoas parecem confiar mais numa mensagem escrita do que num e-mail.

O smishing utiliza elementos de engenharia social para convencê-lo a partilhar as suas informações pessoais e utilizam o nome de empresas conhecidas e confiáveis, como bancos, telecomunicações e lojas conhecidas de forma a enganar as vítimas.

Com esta tática, conseguem arrecadar informações como contactos, senhas, números de cartões bancários ou de crédito. Depois de as obter, os criminosos solicitam, por exemplo, novos cartões de crédito ou de débito com os seus dados com dívidas que depois lhe serão cobradas.

Leia Também: GNR socorre idosa que caiu e morava sozinha. Alerta foi dado pela filha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório