Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Infarmed atualiza recomendações para quem toma vacina da AstraZeneca

Saiba os sintomas a que deve estar atento.

Infarmed atualiza recomendações para quem toma vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

20:37 - 19/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter emitido um novo parecer sobre a vacina da AstraZeneca, o Infarmed informou, esta sexta-feira, que atualizou as recomendações para quem já tomou ou vai tomar esta vacina

Após a administração desta vacina, "devem procurar de imediato um médico" as pessoas que detetem um dos seguintes sintomas após a vacinação:

  • Falta de ar;
  • Dor no peito ou estômago;
  • Inchaço ou frio nos braços ou pernas;
  • Dor de cabeça intensa ou que se agrava ou visão turva;
  • Hemorragia persistente;
  • Múltiplos e pequenos hematomas, manchas avermelhadas ou arroxeadas ou vesículas com
    sangue sob a pele.

De acordo com a nota da autoridade, os profissionais de saúde devem também estar atentos:

  • Para a possibilidade de ocorrência de casos de tromboembolismo,
    nomeadamente CID ou TSVC em indivíduos vacinados, especialmente nos 7 a 14 dias após vacinação, particularmente em mulheres com menos de 55 anos de idade.
  • Devem alertar as pessoas vacinadas para procurar assistência médica de imediato, caso detetem sintomas de tromboembolismo e especialmente sinais de trombocitopenia e de coágulos sanguíneos cerebrais, como hematomas ou sangramento fácil e cefaleia persistente ou intensa, especialmente durante os 3 dias após a vacinação.

Importa recordar que o Comité de segurança (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), terminou, ontem, a avaliação preliminar de eventos tromboembólicos graves em pessoas vacinadas com a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. O Comité concluiu que "os benefícios da vacina na prevenção da hospitalização e morte por Covid-19 são superiores a estes riscos".

Os eventos observados, refere o parecer da autoridade europeia, "são muito raros" - 7 casos de coagulação intravascular disseminada (CID) e 18 casos de trombose dos seios venosos cerebrais (TSVC)) - face ao número de vacinados de cerca de 20 milhões no Reino Unido e na Europa, até 16 de março, "não tendo sido provada qualquer relação com a vacina".

Além disso, o Comité "verificou que o risco global de eventos tromboembólicos na população vacinada foi inferior ao esperado na população em geral".

"Muito embora se trate de ocorrências muito raras, o Comité recomendou que o Resumo das Características do Medicamento (RCM) e o Folheto Informativo (FI) desta vacina sejam atualizados para incluir mais informação sobre estes riscos em simultâneo com a distribuição de uma comunicação aos profissionais de saúde para os alertar para a possibilidade remota de ocorrência de alterações da coagulação", pode ler-se na nota do Infarmed. 

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 11 mortes devido à Covid-19 e 568 novos casos de SARS-CoV-2, informou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Leia Também: AO MINUTO: Aumento de casos no mundo "é preocupante"; Boris vacinado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório