Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Eis os mapas de risco da Covid-19. Veja a cor do seu concelho

Há 69 concelhos com uma incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes, definidos pelo Governo como um dos indicadores para revisão das medidas de desconfinamento.

Eis os mapas de risco da Covid-19. Veja a cor do seu concelho
Notícias ao Minuto

08:35 - 16/03/21 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

País Covid-19

No primeiro dia de desconfinamento, que arrancou na segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou os dados da distribuição geográfica da Covid-19 em Portugal, que revelam como está a pandemia nos vários concelhos do país. Há um concelho em risco extremo, mas a situação, no geral, continua a melhorar face às semanas anteriores

Portugal tem, ainda assim, 69 concelhos com uma incidência cumulativa a 14 dias superior aos 120 casos por 100 mil habitantes - o que traduz 22,4% do total - definidos pelo Governo como um dos indicadores para revisão das medidas de desconfinamento.

O boletim da DGS revela que Portugal regista 96 casos de infeção por 100.000 habitantes e que no continente este valor desce para 84,2.

Destes 69 concelhos, 13 pertencem à Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente, Alcochete, Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Odivelas, Palmela e Vila Franca de Xira.

Eis o mapa que mostra como está a situação em Portugal Continental:

Notícias ao Minuto Ponto de situação atual em Portugal© DGS

Legenda

Vermelho: risco muito elevado
Laranja: risco elevado
Amarelo: risco moderado
Sem cor: risco baixo a moderado

E nas Ilhas?

Notícias ao Minuto Ponto de situação atual na Madeira© DGS

O boletim epidemiológico da DGS revela também que o Funchal é o único concelho português em risco extremo com uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Os dados referentes à região Autónoma da Madeira devem ser interpretados atendendo ao atraso entre o diagnóstico e a notificação verificado no período em análise, entre 24 de fevereiro e 9 de março.

Notícias ao Minuto Ponto de situação atual nos Açores© DGS

O boletim indica ainda que 34 dos 308 concelhos portugueses tiveram zero casos de infeção neste período: Alfandega da Fé, Alvito, Lajes da Flores, Horta, Mação, Redondo, Ribeira de Pena, Sabugal, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Calheta (Açores), Marvão, Mesão Frio, Mirando do Douro, Monchique, Mora, Nisa, Nordeste, Sousel, Terras de Bouro, Castro Verde, Chamusca, Corvo, Crato, Freixo de Espada à Cinta, Fronteira, Pedrógão Grande, Penalva do Castelo, Penedono, Velas, Vila do Porto, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Paiva e Vila Velha de Ródão.

Portugal registou mais 10 mortes relacionadas com a Covid-19 e 256 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o balanço mais recente Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortes é o mais baixo desde 14 de outubro, dia em que foram registados sete óbitos.

Portugal com Rt de 0,83 (e semáforo está no 'verde')

O índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,83, segundo o boletim conjunto da DGS e do INSA. Já no que respeita à incidência de novos casos, como já foi referido, Portugal regista 96 casos de infeção por 100.000 habitantes e no continente este valor desce para 84,2.

Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação que vai ser feita do processo de desconfinamento que se iniciou. O relatório da DGS revela ainda que o semáforo que vai guiar o plano de desconfinamento continua no verde

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS

Leia Também: AO MINUTO: OMS discute vacina da AstraZeneca. "Que caminho seguir"?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório