Esta proposta foi revelada hoje em conferência de imprensa no Funchal pelo líder da bancada centrista no parlamento madeirense, Lopes da Fonseca, segundo o qual a recomendação vai dar entrada na Assembleia Legislativa na segunda-feira.
O deputado salientou que "a Organização das Nações Unidas considerou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o que motivou a CDS a apresentar um conjunto de medidas no âmbito desta área".
Lopes da Fonseca sustentou que o 'bolo do caco' e a 'poncha' devem ser transformadas em "marcas próprias e protegidas".
"O Governo Regional deve proteger estes dois produtos que são ex-líbris da Madeira", sublinhou.
O parlamentar do CDS-PP/Madeira acrescentou que o partido vai também sugerir ao Governo Regional que apoie os agricultores que têm terrenos, os 'poios' (socalcos) abandonados, pois são uma imagem de importância para o turismo.
"Temos múltiplos casos de abandono desses poios e vamos apresentar uma proposta para criar um incentivo a famílias que tenham poios e possam lavrar, recuperar desta imagem que deixa no turista sentimento de abandono", acrescentou.
O CDS-PP/M pretende que seja atribuído aos agricultores um incentivo anual para que recuperem os poios, "contribuindo dessa forma, através da agricultura familiar para um setor que é fundamental para a economia regional: o turismo", realçou o responsável.