Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara de Leiria distribui 30 mil máscaras reutilizáveis em escolas

A Câmara de Leiria anunciou hoje a distribuição de 30 mil máscaras reutilizáveis nas escolas do concelho, na sequência do regresso às aulas presenciais, no âmbito do plano de desconfinamento decorrente da pandemia de covid-19.

Câmara de Leiria distribui 30 mil máscaras reutilizáveis em escolas
Notícias ao Minuto

16:29 - 12/03/21 por Lusa

País Covid-19

Numa nota de imprensa, a autarquia adianta que hoje já será efetuada a entrega de cerca de 5.000 máscaras a todos os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade do ensino público e privado do concelho.

"Trata-se de máscaras sociais de tipo 2, com capacidade de filtração superior a 90%, certificada para 50 lavagens pelo CITEVE [Centro Tecnológico do Têxtil e Vestuário]", adianta a nota.

O município refere que também serão entregues "cerca de 7.000 'kits' de proteção individual a todos os professores, assistentes técnicos e operacionais dos estabelecimentos de ensino públicos de Leiria".

"Cada 'kit' contém 10 máscaras FFP2, 20 máscaras cirúrgicas, uma embalagem de álcool gel e uma bolsa", esclarece.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, salienta que esta é "uma medida preventiva" que "permite o cumprimento das regras de segurança no regresso às aulas presenciais".

Segundo informação enviada à Lusa, a câmara já entregou 6.000 máscaras especificamente a alunos, tendo estes sido também contemplados com máscaras no âmbito da generalização da distribuição por toda a população.

O município acrescenta que vai ainda distribuir gratuitamente cerca de um milhar de 'kits' de proteção individual a todos os funcionários das instituições particulares de solidariedade social do concelho.

"Cada 'kit' é constituído por 10 máscaras FFP2, 20 máscaras cirúrgicas, uma embalagem de álcool gel e uma mochila", adianta.

O concelho de Leiria regista, desde o início da pandemia, em março do ano passado, 6.841 casos do novo coronavírus, mantendo-se 71 ativos, de acordo com o boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil divulgado às 00:01 de hoje.

No mesmo período, recuperaram da doença 6.606 pessoas, havendo ainda 164 óbitos.

No país, morreram 16.650 pessoas dos 813.152 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O calendário de reabertura das escolas do plano de desconfinamento prevê que já na segunda-feira aconteça a "reabertura das creches, jardins-de-infância e das escolas do primeiro ciclo", anunciou na quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros em que ficou desenhado o plano de desconfinamento.

Também as Atividades de Tempos Livres (ATL) destinadas às crianças até ao 1.º ciclo voltam a abrir as portas na segunda-feira para receber presencialmente as crianças.

Só depois das férias da Páscoa regressam os restantes alunos.

Em 05 de abril, voltam ao ensino presencial os cerca de 530 mil alunos do 2.º e 3.º ciclos, que voltam a ter também abertos os ATL.

Os alunos do ensino secundário e do ensino superior só voltam a ter aulas presenciais em 19 de abril.

No final de janeiro, o Governo decidiu suspender as aulas presenciais no continente e os alunos tiveram, durante duas semanas, uma pausa letiva.

Em 08 de fevereiro, os alunos voltaram ao modelo de ensino à distância que agora volta a ter um prazo para terminar.

Leia Também: AO MINUTO: O que o plano de desconfinamento 'esqueceu'. Rt nos 0,80

Recomendados para si

;
Campo obrigatório