Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mergulhadores da Marinha inativaram engenho fumígeno em Sesimbra

"Este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso", alerta a Marinha, pedindo aos cidadãos que liguem para o 112 caso se deparem com estes engenhos.

Notícias ao Minuto

09:16 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

País Marinha

Os mergulhadores sapadores da Marinha inativaram ao início da noite de quarta-feira, dia 3 de março, um engenho fumígeno, em Sesimbra.

Num comunicado publicado no site, a Marinha refere que o alarme chegou à Capitania do Porto de Setúbal, que isolou o engenho numa área segura, e solicitou o apoio do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1), unidade de inativação de engenhos explosivos da Marinha.


Após a chegada ao local, a equipa do DMS1 "realizou a identificação e neutralização, no local, um 'Marine Marker' – engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse, explica a Marinha.

Esclarece-se ainda que devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, "este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso".

Notícias ao Minuto Mesmo que aparentem estar em bom estado, os engenhos podem estar acionados© Marinha

Estes engenhos têm na sua composição fósforo branco que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contato com a pele.

A Marinha alerta, paralelamente, que ainda que aparente um estado estável e seguro, "este tipo de engenhos poderão encontrar-se acionados, totalmente funcionais contendo ainda parte da sua carga". Pelo que não devem ser manuseados e/ou removidos por quem os encontrar, "devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112".

Veja, na galeria acima, o momento da inativação do engenho.

Leia Também: Há cerca de 1,5 milhões de armas legais em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório