Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lisboa vai ter sistema de videovigilância com 216 câmaras em 16 zonas

Instalação e utilização foi autorizada pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna. Conheça as zonas abrangidas.

Lisboa vai ter sistema de videovigilância com 216 câmaras em 16 zonas
Notícias ao Minuto

18:49 - 01/03/21 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

A cidade de Lisboa vai contar com um sistema de videovigilância composto por 216 câmaras e que abrangem 16 zonas da cidade. A instalação e utilização foi autorizada pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, "para segurança de pessoas e bens e prevenção da prática de crimes em locais com risco da sua ocorrência", pode ler-se em comunicado enviado às redações esta segunda-feira.

O sistema estará em funcionamento nas seguintes zonas da cidade: Praça do Comércio, Cais das Colunas, Praça D. Pedro IV, Praça dos Restauradores, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua Áurea, Rua da Prata, Rua dos Fanqueiros, Rua do Comércio e restantes transversais, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Santa Apolónia – Rua dos Caminhos de Ferro e Avenida D. Afonso Henriques, Campo das Cebolas e Miradouro de Santa Catarina.

O sistema, é ainda descrito, vai funcionar "ininterruptamente", 24 horas por dia e todos os dias da semana. O chefe da área operacional do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) é o "responsável pela conservação e tratamento dos dados".

"Sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens é permitida a captação e gravação de som" e "deve ser efetuado o barramento dos locais privados, impedindo a visualização, designadamente, de portas, janelas e varandas", é também referido.

A utilização de câmaras ocultas "não se permite".

A autorização para o funcionamento deste sistema de videovigilância é "válida por um período de dois anos a contar da data da sua ativação".

[Notícia atualizada às 18h53]

Leia Também: Vigilância digital, alarmes e comités de bairro compõem máquina da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório