Após a vacina, tem de ficar no local por 30 minutos. Verdadeiro ou falso?

Direção-Geral da Saúde tira uma dúvida que ainda pode ter acerca do processo de vacinação em Portugal.

Pfizer-BioNTech, hospital de santa maria, Pfizer-BioNTech, vacina, vacinação, enfermeira

© Horacio Villalobos#Corbis/Getty Images

Notícias ao Minuto
26/02/2021 16:30 ‧ 26/02/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

"Após a vacinação, todas as pessoas devem permanecer em vigilância no local da vacinação durante 30 minutos." Sabe se esta afirmação é verdadeira ou falsa? É isto mesmo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) se propôs a responder, nas redes sociais, de modo a que os portugueses tenham (cada vez) menos dúvidas acerta de todo o processo de imunização contra a Covid-19.

Fique a saber que a frase é verdadeira. Ao ser vacinado contra o novo coronavírus, e por uma questão de precaução, não deve abandonar de imediato o local onde ocorreu a inoculação.

De lembrar que, ontem, no encerramento do debate sobre a renovação do Estado de Emergência, no âmbito do combate à Covid-19, o ministro Eduardo Cabrita revelou que, no final da semana, o "país terá mais vacinas administradas do que portugueses infetados" com o novo coronavírus.

Em seguida, o Parlamento voltou a dar 'luz verde' à renovação do Estado de Emergência, o 12.º desde o início da pandemia no país. Tal como previsto, o decreto presidencial contou com os votos favoráveis de PS, PSD, PAN e CDS-PP - uma "larga maioria", destacou Ferro Rodrigues no final da votação.

Também como na anterior votação, o Bloco de Esquerda absteve-se, e PCP, PEV, Iniciativa Liberal e Chega votaram contra. As deputadas não-inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira votaram a favor e contra, respetivamente.

A Direção-Geral da Saúde responde aqui às perguntas mais frequentes sobre a vacina e o processo de vacinação contra a Covid-19.

Leia Também: E vão 12. Está aprovado o Estado de Emergência até 16 de março

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas