Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSP avisa que há um novo prazo para entrega de armas. Saiba o que fazer

Janela temporária para "sem procedimento sancionatório (criminal ou contraordenacional)" entregar ao Estado "armas de fogo não manifestadas ou registadas ou regularização dessa posse".

PSP avisa que há um novo prazo para entrega de armas. Saiba o que fazer
Notícias ao Minuto

19:43 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto

País Armas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) avisou, hoje, através das redes sociais que há um novo prazo para a entrega de armas não manifestadas sem consequências criminais.

Desde esta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, e até 23 de junho, está a decorrer "uma janela temporária para, sem procedimento sancionatório (criminal ou contraordenacional) entrega ao Estado de armas de fogo não manifestadas ou registadas ou regularização dessa posse", explica-se no Facebook.

Nesta janela "extraordinária", os cidadãos que tiverem armas nestas condições, devem "proceder à entrega voluntária, junto da PSP ou GNR" e "requerer a legalização dessas armas de fogo (se legalmente admissível) e a posse em regime de detenção domiciliária provisória, pelo período máximo de 180 dias para, nesse prazo, apresentar o certificado de registo criminal e habilitar-se com licença".

A situação pode também ser regularizada até ao dia 23 de junho, aponta ainda a autoridade, em caso de deter "armas com licenças caducadas de uso e porte de arma (por exemplo, por falta de envio da documentação relativa à transmissão da arma no prazo de 15 dias após a venda ou por não a comunicação à PSP do falecimento do proprietário da arma nos 90 dias subsequentes ao falecimento ou data da descoberta das mesmas)".

Em qualquer das situações acima descritas, há um documento necessário para a entrega das armas. Encontra-o neste link.

Para qualquer esclarecimento, poderá contactar a PSP através de depaex@psp.pt

Leia Também: Dois cães perdidos em Torres Vedras ficam a salvo graças à PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório