Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Marcelo saúda "vacinas para todos" através da iniciativa Covax

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje a cooperação internacional para que haja "vacinas para todos" contra a covid-19, congratulando-se com a entrega do primeiro lote ao Gana através da iniciativa Covax.

Covid-19: Marcelo saúda "vacinas para todos" através da iniciativa Covax
Notícias ao Minuto

15:38 - 24/02/21 por Lusa

País Coronavírus

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado defende "o acesso das populações de todo o mundo às vacinas" e aproveita para deixar uma referência sobre o processo europeu de vacinação.

"A colaboração multilateral é determinante para atingir este objetivo de forma sustentável, tal como o é na União Europeia, permitindo a Portugal ter acesso às vacinas ao mesmo ritmo dos outros Estados-membros, que todos esperamos se possa acelerar", afirma.

Nesta mensagem, intitulada "Presidente da República saúda vacinas para todos", Marcelo Rebelo de Sousa congratula-se com "o anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que vai hoje ser entregue ao Gana o primeiro lote de vacinas contra a covid-19, financiado através da Covax, um mecanismo multilateral para a distribuição de vacinas".

A iniciativa Covax é coliderada pela Aliança Gavi, organização internacional atualmente presidida por Durão Barroso, pela Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (CEPI) e pela OMS.

O Presidente da República argumenta que "o acesso das populações de todo o mundo às vacinas é não só essencial para a saúde de cada qual, seja onde for que viva, como para a segurança sanitária de todos nós, pois enquanto não houver uma imunidade de grupo alargada não poderemos voltar a viver e a interagir como desejamos".

"A cooperação e a partilha dos avanços tecnológicos, que têm permitido o desenvolvimento rápido de diversas vacinas, será determinante para tal e deve primar sobre considerações de oportunidade de política nacional ou internacional, pois está em jogo a saúde de todos", reforça Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax

Recomendados para si

;
Campo obrigatório