Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax

O Gana deve receber hoje o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, a nível mundial, financiado pelo Covax, organismo liderado pela Organização Mundial da Saúde e que visa fornecer os países mais desfavorecidos. 

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax
Notícias ao Minuto

08:25 - 24/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O anúncio foi transmitido através de um comunicado conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef.

"O Gana deve receber 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxfordfabricada pelo InstitutoSerum, da Índia. Estas vacinas foram expedidas pela Unicef de Mumbai para Acra e fazem parte do primeiro lote de vacinas contra o covid-19 destinadas a vários países" mais desfavorecidos, refere o mesmo documento.

"Esta entrega representa o início do que se espera vir a ser o maior fornecimento e distribuição de vacinas da História", acrescenta o comunicado.

"O dispositivo Covaxprevê fornecer cerca de dois mil milhões de vacinas contra o covid durante este ano. Trata-se de um esforço mundial sem precedentes para garantir a todos os cidadãos o acesso às vacinas", dizem os dois organismos.

O Gana, país anglófilo da África Ocidental, registou 582 mortos e contabiliza 80.759 contágios pelonovo coronavírus, apesar de os especialistas alertarem para númerossuperiores devido à baixa realização de testes médicos.

O comunicado indica que os trabalhadores que se encontram "na primeira linha" da luta contra o covid-19 vão ser os primeiros a serem vacinados no Gana.

O organismo Covaxvisa fornecer este ano vacinas contra o SARSCoV-2a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo ou médio rendimento acesso ao composto.

O sistema foi iniciado para tentar evitar que os países mais ricos monopolizem as vacinas que ainda são fabricadas em doses muito reduzidas a nível mundial.

O sistema Covaxfoi fundado pela OMS, pela Vacine Alliance(Gavi), um organismo suíço de capital misto, e pelo Cepi, a coligação para ainovação e preparação de epidemias, com sede em Oslo na Noruega.

Os acordos que foram firmados com os fabricantes preveem a aquisição de dois mil milhões de doses em 2021 e a possibilidade dacompra de mil milhões de vacinas adicionais.

O lote inicial incluiu 1,1 mil milhões de vacinas do Instituto Serum, da Índia, que produz vacinas AstraZeneca e Novavax.

TedrosAdhanomGhebreyesus, chefe da OMS, acusou na segunda-feira que alguns países ricos estão a "minar" o sistema Covaxao abordarem diretamente os fabricantes com a intenção de obterem mais doses.

Leia Também: Cabo Verde entre primeiros países africanos a receber vacinas da Covax

Recomendados para si

;
Campo obrigatório