A mãe das cinco crianças que ficaram sozinhas em casa vários dias, em Bragança, já foi identificada pela PSP, avançou esta terça-feira a SIC Notícias.
A mulher enfrentará um processo crime de abuso de menores.
As crianças, com idades entre 1 e 12 anos, encontram-se agora numa instituição de apoio social da região, sob a guarda da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
A situação foi detetada pelas autoridades, no sábado, depois de uma denúncia, que informava que se encontravam numa habitação cinco menores irmãos "em situação de exposição ao abandono e iminente perigo causado pela progenitora que se havia ausentado da residência". As crianças foram imediatamente resgatadas pela PSP de Bragança.
A força policial informou que as crianças "estavam descalças e vestidas com pijamas, sem qualquer conforto e com total desleixo e falta de higiene, sendo que dois meninos estavam 'sujos' e sem qualquer cuidado de higiene".
Foi também apurado que "as crianças estavam sozinhas há cinco dias, ao cuidado do irmão mais velho, com 12 anos de idade, o qual informou que a mãe havia viajado a Lisboa a tratar de assuntos de cariz pessoal".
Leia Também: Cinco menores sozinhos em casa há vários dias resgatados pela PSP