Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Costa pede contributo dos portugueses para "vitamina que nos vai ajudar"

O primeiro-ministro, António Costa, apelou aos portugueses para que participem com contributos para o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo, hoje colocado em consulta pública.

Costa pede contributo dos portugueses para "vitamina que nos vai ajudar"
Notícias ao Minuto

12:10 - 16/02/21 por Lusa

País UE/Presidência

"Está em consulta o Plano de Recuperação e Resiliência, a 'vitamina' que nos vai ajudar a sair da crise e tornar o país mais resiliente, verde e digital. Consulte e participe. Dê o seu contributo para o futuro de Portugal", escreveu o primeiro-ministro, na sua conta na rede social Twitter.

O Plano de Recuperação e Resiliência que Portugal apresentou para aceder às verbas comunitárias para fazer face às consequências da pandemia de covid-19 prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, correspondentes a um total de 13,9 mil milhões de euros de subvenções.

Depois de um primeiro esboço apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou hoje a versão preliminar e resumida deste plano em consulta pública.

Segundo o executivo, foram definidas três "dimensões estruturantes" de aposta - resiliência, transição climática e transição digital -, às quais serão alocados 13,9 mil milhões de euros de subvenções a fundo perdido das verbas europeias.

No documento, estão também previstos 2,7 mil milhões de euros através de empréstimos.

Leia Também: Portugal prevê investir 1,6 mil milhões ao nível da habitação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório