Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Sobe para 18 o número de óbitos na Misericórdia de Grândola

O surto ativo de covid-19 no lar da Misericórdia de Grândola, no distrito de Setúbal, já provocou a morte a 18 utentes, estando um idoso hospitalizado, revelou hoje o provedor da instituição à agência Lusa.

Covid-19: Sobe para 18 o número de óbitos na Misericórdia de Grândola
Notícias ao Minuto

11:51 - 12/02/21 por Lusa

País Covid-19

No último rastreio realizado, na quinta-feira, a 53 pessoas, entre eles 12 utentes e 41 funcionários, "foi detetado apenas um caso positivo entre os utentes, estando os restantes negativos", avançou Horácio Pereira.

De acordo com o provedor, a Misericórdia de Grândola, que passa por um segundo surto desde o início da pandemia, contabiliza agora 32 casos ativos, entre eles "nove idosos e 23 funcionários", nos dois blocos daquela Estrutura Residencial Para Idosos, estando a maioria "a terminar a fase de confinamento".

"No caso das funcionárias, também estão a terminar o confinamento e dentro de três a quatro dias podem regressar à instituição", acrescentou.

Desde o último balanço feito pela agência Lusa, em 05 de fevereiro, "faleceram mais quatro utentes, com mais de 90 anos, na instituição", indicou o provedor.

Segundo Horácio Pereira, neste momento, "apenas um idoso está hospitalizado" no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

"O surto está a ser acompanhado pela autoridade de saúde que, em conjunto com os nossos médicos, está a controlar esta situação, mas não vamos dar isto ainda como vencido", frisou.

Este segundo surto de covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Grândola foi detetado quando um funcionário e cinco utentes tiveram testes com resultados positivos para o coronavírus SARS-CoV-2 num rastreio realizado em 11 de janeiro, após uma primeira funcionária ter sido diagnosticada com a doença, no início desse mês.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos,2.355.410mortos no mundo, resultantes de mais de 107,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram14.885pessoas dos778.369casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Exames escolares adiados. Rastreio de contactos até 24h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório