Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Associações querem doentes de Fibrose Quística na 1.ª fase de vacinação

Duas associações nacionais de Fibrose Quística defenderam hoje a revisão urgente da norma que exclui da primeira fase de vacinação contra a covid-19 os doentes com menos de 50 anos, por estes terem uma esperança de vida inferior.

Associações querem doentes de Fibrose Quística na 1.ª fase de vacinação
Notícias ao Minuto

16:57 - 11/02/21 por Lusa

País Covid-19

O apelo a que as autoridades de saúde façam "uma revisão urgente da norma que inclui os portugueses com Fibrose Quística na primeira fase de vacinação contra a covid-19, mas apenas se tiverem mais de 50 anos", partiu da Associação Portuguesa de Fibrose Quística (APFQ) e da Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ), numa carta endereçada ao Ministério da Saúde e à Direção-Geral da Saúde.

Em comunicado, as duas associações divulgaram hoje dados que indicam que, nos Estados Unidos da América (EUA), a esperança média de vida das pessoas com Fibrose Quística (FQ)" é atualmente de 47 anos" e em "Portugal "é ainda menor".

Em causa estão, segundo as associações, cerca de 400 doentes diagnosticados com a doença que "tem uma maior incidência nas crianças e jovens, ao contrário de outras doenças pulmonares como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)".

Nos EUA  "a Cystic Fibrosis Foundation e os Centers for Disease Control and Prevention dos EUA recomendam que as vacinas estejam disponíveis para pessoas com 16 anos ou mais, com condições de saúde subjacentes que possam colocá-las em risco aumentado de complicações graves por infeção por covid-19, incluindo Fibrose Quística", sublinham as associações.

Em Portugal alguns doentes com menos de 50 anos "estão em fase de pré-transplante, transplante, sob oxigenioterapia de longa duração ou ventilação não invasiva domiciliária", sendo o risco de internamento por infeção pulmonar superior", pode ler-se no comunicado.

Daí que, para as suas associações, a norma em vigor "não faz sentido", dado que tratando-se de doentes com uma esperança média de vida inferior a 50 anos, "a vacina contra a covid-19 só os irá proteger se a puderem levar mais cedo", refere Manuel Herculano Rocha, presidente da APFQ.

Citado no mesmo comunicado, o presidente da ANFQ, Paulo Sousa Martins, vinca que "estes motivos justificam o pedido de alteração à norma", por forma a permitir que os portugueses doentes com Fibrose Quística, "maiores de 16 anos sejam incluídos na primeira fase de vacinação."

A Fibrose Quística é uma doença hereditária rara causada por mutações nas duas cópias (herdadas uma do pai outra da mãe) de um único gene que codifica a proteína CFTR e que afeta as vias respiratórias.

A doença afeta mais de 90.000 pessoas em todo o mundo, aproximadamente 50.000 na Europa e cerca de 400 em Portugal.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.355.410 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório